O que é Homem de Neandertal: resumo e características
Homem de Neandertal (Homo neanderthalensis) é uma espécie humana extinta e que fez parte do processo de evolução do ser humano contemporâneo.
Os primeiros neandertais teriam surgido há cerca de 350 mil anos, no atual continente europeu e asiático. Porém, inexplicavelmente, foram extintos há aproximadamente 30 mil anos.
Essa espécie humana tem o nome de Neandertal em referência ao vale de Neander, na Alemanha, local onde foram descobertos os primeiros fósseis da espécie.
Ainda não há um consenso unânime entre os pesquisadores e cientistas sobre o que provocou a extinção dos neandertais. Existem várias teorias, e a mais aceita aponta para as drásticas mudanças climáticas como a causa do seu desaparecimento progressivo.
Alguns pesquisadores consideram os neandertais uma subespécie do Homo sapiens (Homo sapiens neanderthalensis), sendo que estes chegaram a coexistir com os humanos modernos (Homo sapiens sapiens) durante cerca de 10 mil anos.
Ao contrário do que se imaginava, estudos contemporâneos mostram que o homem de Neandertal podia ter uma capacidade intelectual igual ao do Homo sapiens sapiens.
Aliás, os neandertais compartilham mais de 99% do DNA com os humanos atuais. Tal evidência comprova que o Homo sapiens sapiens e os neandertais chegaram a se relacionar e reproduzir uma espécie híbrida. No entanto, ainda existem relevantes diferenças morfológicas que destacam os neandertais dos humanos modernos.
Características do Homem de Neandertal
- Habitaram a Europa e Ásia entre 300 mil e 30 mil anos atrás.
- Adaptados fisicamente aos ambientes mais frios.
- Cérebros maiores que o dos humanos modernos.
- Eram mais baixos e mais musculosos que os humanos modernos.
- Dominavam a cultura Musteriense, um estilo característico de produção de ferramentas de pedra.
- Olhos maiores do que os dos seres humanos modernos.
- Protuberância facial, com destaque para a borda da testa projetada para frente, logo acima do nariz (largo e achatado).
- Crânio alongado para trás.
- Dedos robustos e grandes.
- Ausência de queixo.
- Testa baixa (quase inexistente).
Saiba mais: