Homem Vitruviano: o que é e o que significa
Homem Vitruviano é o nome de um desenho icônico feito por Leonardo da Vinci (1452 - 1519), e representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição das proporções do corpo humano.
Também conhecido como "O Homem de Vitrúvio", esta ilustração foi criada por inspiração a partir do conceito desenvolvido pelo arquiteto romano Marcos Vitrúvio Polião, autor dos Dez Livros sobre a Arquitetura (De Architectura Libri Decem, em latim).
O desenho mostra a figura de um homem nu, com os braços e as pernas abertas e em diferentes posições, de modo simétrico. O Homem de Vitrúvio também mostra o conceito da chamada "proporção divina", sendo que era baseado em figuras geométricas perfeitas e equações matemáticas. Acompanhado da ilustração de Da Vinci, segue um texto que, em conjunto com o desenho, é considerado o Cânone das Proporções.
Além de Leonardo da Vinci, outros artistas também fizeram versões sobre o conceito do Homem descrito pelo arquiteto, como Francesco di Giorgio (1439 - 1501), Cesare Cesariano (1475 - 1543), Robert Fludd (1574 - 1637), entre outros.
A ilustração do Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci foi feita em 1490, durante o período do Renascimento, quando foram redescobertos os textos clássicos de Vitrúvio com a descrição gráfica das medidas corretas.
Por estar relacionado ao Renascimento, o desenho de Da Vinci também está filosoficamente ligado ao Antropocentrismo, se transformando num símbolo deste conceito humanista.
Atualmente, o Homem Vitruviano de Da Vinci faz parte da coleção artística da Galleria dell'Accademia (Galeria da Academia), em Veneza, na Itália.
Saiba mais sobre o Humanismo e o Renascimento.