Homo Habilis: resumo e principais características
O Homo habilis é uma espécie da evolução humana já extinta, pertencente a classe dos hominídeos, considerada o primeiro ser humano propriamente dito.
Esta espécie deriva da evolução do australopithecus e tem este nome por ser o primeiro hominídeo a manifestar a habilidade de manipular utensílios.
E esta habilidade lhe permitiu ter desafios mais complexos e estratégias mais elaboradas para sua sobrevivência, como o uso destes utensílios para uma caça mais eficaz.
O Homo habilis viveu a cerca de 2 milhões a 780 mil anos atrás e, segundo a descoberta dos primeiros fósseis achados desta espécie por Louis Leakey e seus colegas, em 1964, é possível concluir que ele habitava a região da Tanzânia, na África Oriental.
Características do Homo habilis
Em termos físicos, o Homo habilis é um pouco mais alto que seus antecessores, porém a principal diferença é que seu cérebro é 50% maior que da sua espécie antecessora, o australopithecus.
Ele também possui braços proporcionalmente muito mais longos e a cavidade craniana menor que a da espécie antecessora.
Com o cérebro maior, a capacidade intelectual também foi aprimorada. O Homo habilis aprendeu a cortar pedras e a transformá-las em armas de caça.
Principais descobertas do Homo habilis
A invenção da ferramenta de pedra é revolucionária porque permite aproveitar a carniça de outros animais, que traz nutrientes alimentares que melhoram a qualidade de vida em geral.
Além disso, a incorporação das ferramentas de pedra foi o primeiro passo para outras invenções mais sofisticadas, como a invenção do fogo, outra invenção que revolucionou a história da humanidade.
O Homo habilis também explorou novos territórios e encontrou soluções práticas para vários tipos de problema ou ameaça. Eles viviam em comunidades, o que levou à criação de uma linguagem primitiva.
Veja também: