Homossexualidade
Homossexualidade é uma característica atribuída aos seres vivos que se sentem atraídos, seja física, estética ou emocionalmente, por outro ser vivo que possua o mesmo sexo biológico e o mesmo gênero que o seu.
Esta característica também é uma das principais categorias no que se refere à orientação sexual dos indivíduos, ao lado da bissexualidade, da pansexualidade, da heterossexualidade e da assexualidade.
De maneira geral, a homossexualidade enquanto orientação sexual é caracterizada como uma espécie de padrão onde uma pessoa pode viver experiências afetivas e sexuais com outra pessoa que seja principal ou exclusivamente do mesmo sexo que ela.
O termo também pode se referir a um indivíduo que tenha o senso de identidade pessoal e social com base no que caracteriza a homossexualidade. Ele é chamado de homossexual.
Neste caso, o senso se manifesta através do comportamento social e pelo fato do indivíduo se sentir parte da comunidade de pessoas que compartilham esta mesma orientação sexual.
Ainda que existam inúmeros estudos biológicos e psicológicos para buscar respostas sobre a origem da homossexualidade na atualidade, não existem respostas concretas sobre o assunto.
Entretanto, em 1970 alguns psiquiatras afirmavam que ela era uma doença mental, causada por processos fisiológicos, por má formação e identificação sexual e ainda por desvios da orientação sexual de um indivíduo.
Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a homossexualidade não constitui doença ou distúrbio mental, mas sim uma forma natural de desenvolvimento sexual do ser humano e a retirou da lista de doenças mentais.
A partir deste momento, psicólogos passariam a não colaborar com eventos e serviços que tivessem como proposta o tratamento e uma possível cura para a homossexualidade e o Conselho Federal de Psicologia estabeleceu normas para os profissionais, que deveriam esclarecer que a homossexualidade não é uma doença psicológica.
Entretanto, se o indivíduo apresentar algum desgaste ou distúrbio psicológico por não aceitar sua característica, ou sofrer algum tipo de preconceito em decorrência da sua orientação sexual, este deve então ser tratado e orientado para se aceitar da forma como é. Assim como buscar maneiras de viver de forma positiva mesmo em face ao preconceito.
Veja mais sobre Pansexual, LGBT+ e Identidade de Gênero.
Homossexualidade e homossexualismo
Ainda há muita confusão entre os termos homossexualidade e homossexualismo, no sentido de identificar qual será a forma mais correta de nomear a característica ou orientação sexual.
O termo homossexualismo é considerado uma expressão errônea e pejorativa atualmente, pois o sufixo “ismo” remete à doença. Já o termo homossexualidade configura-se no mais correto, pois traduz a característica e a orientação sexual, seja por quem for o seu desejo.
Veja também: