Iceberg
Iceberg é um grande pedaço de gelo que se desprende das geleiras polares e vagueia pelos oceanos árticos.
Os icebergs (ou icebergues, na grafia da língua portuguesa) são compostos de água doce solidificada e existem em quase todos os ambientes árticos do planeta, exceto no Polo Norte. Lá, o gelo forma banquisas, ou seja, plataformas de gelo formadas de água do mar congelada durante o inverno.
Esses blocos enormes de gelo podem ter diversas formas e tamanhos, que normalmente costumam indicar a sua origem e idade.
Apenas 10% do iceberg fica visível na superfície, sendo que 90% do seu volume está imerso na água. Por este motivo, os icebergs são considerados um grande perigo para a navegação marítima.
Os icebergs se movimentam nos oceanos através das correntes marítimas, que influenciam a parte submersa; ou por grandes ventanias, atuando na parte emersa e determinando a velocidade do bloco de gelo.
Desde o acidente com o transatlântico Titanic, em 1912, que se chocou contra um iceberg e naufragou no Atlântico Norte, foi criada a Patrulha Internacional do Gelo para monitorar os icebergs do oceano Atlântico.
Veja também a história real do Titanic.