Significado de Id
O que é Id:
ID é a sigla para identity, palavra inglesa que significa “identidade” na tradução literal para a língua portuguesa.
No contexto do mundo conectado às redes online, através da internet, o ID passa a se referir a identidade que cada usuário cria nos diversos dispositivos e aparelhos disponíveis no mercado.
Por exemplo, para utilizar alguns serviços de compartilhamento ou armazenamento de dados “nas nuvens”, o usuário deve efetuar um cadastro no provedor destes serviços para que lhe seja conferido uma identidade de acesso, ou seja, o seu ID.
Especialmente nos Estados Unidos, o ID consiste no documento de identificação que os cidadãos carregam com eles, semelhante ao RG (Registro Geral) dos brasileiros, ou BI (Bilhete de Identidade) dos portugueses.
No ramo da psicanálise, o ID também é uma das três estruturas do aparelho psíquico, juntamente com o ego e o superego.
Id na Psicanálise
Nos estudos da psicanálise e psicologia, o Id é responsável pelos instintos, impulsos orgânicos e os desejos inconscientes.
O id não tem contato com a realidade, pode se satisfazer na fantasia, mesmo que não realize uma ação concreta referente aquele desejo.
Os impulsos do id podem trazer a tona necessidades básicas do indivíduo e que foram reprimidas, por exemplo, o instinto sexual infantil, e que muitas vezes nem tem consciência deles de tão reprimidos que se encontram.
No id é armazenado tudo o que o indivíduo reprime, todas as suas necessidades que não foram satisfeitas. O id é chamado de o “princípio do prazer".
Existem muitas formas de exteriorização dos instintos inconscientes, a mais comum é chamada de “ato falho”, que pode revelar os sonhos e os segredos mais íntimos do ser humano.
Outro meio de tornar consciente o desejo é através dos sonhos, onde é revelado o que o indivíduo deseja, mas que seria discriminado pela sociedade.
O instinto sexual é o mais reprimido, uma vez que a religião e a moral da sociedade falam mais alto.
Segundo a psicanálise, o Id, Ego e Superego, têm funções distintas.
Veja também: