Identidade de Gênero: o que é e quais os tipos (trans, cis, não-binário)
Identidade de gênero consiste no modo como o indivíduo se identifica com o seu gênero. Em suma, representa como a pessoa se reconhece: homem, mulher, ambos ou outros gêneros.
O que determina a identidade de gênero é a maneira como a pessoa se sente e se percebe, assim como a forma que esta deseja ser reconhecida pelas outras pessoas.
A identidade de gênero pode ser medida em diferentes graus de masculinidade ou feminilidade, sendo que estes podem mudar ao decorrer da vida, de acordo com alguns psicólogos.
Tipos de identidades de gênero
Existem três principais tipos de identidade de gênero: transgêneros, cisgêneros e não-binários.
1. Transgênero
O transgênero é o indivíduo que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído no nascimento. Por exemplo: uma pessoa que nasce com características biológicas masculinas, mas que se sente do gênero feminino. Ou o indivíduo que possui características físicas femininas, mas que se identifica como homem.
Ao contrário do que se pensava erroneamente no passado, a transgeneridade não é um distúrbio mental. Qualquer tentativa de patologização da pessoa transgênero representa uma violação dos direitos humanos do indivíduo.
Saiba mais sobre transgênero.
2. Cisgênero
O cisgênero consiste no indivíduo que se identifica com o seu "gênero de nascença". Por exemplo: um indivíduo que possui características biológicas típicas do sexo masculino e que se identifica (social e psicologicamente) como um homem. Desta forma, pode-se dizer que se trata de um homem cisgênero.
Saiba mais sobre cisgênero e entenda a diferença entre cisgênero e transgênero.
3. Não-binário
Já o não-binário é a classificação que caracteriza a mistura entre masculino e feminino, ou a total indiferença a ambos. Os indivíduos não-binários ultrapassam os papéis sociais atribuídos aos gêneros, criando uma terceira identidade que foge do padrão "homem-mulher".
Leia mais sobre não-binário e tipos de pessoas não-binárias.
Diferença entre identidade de gênero e orientação sexual
Muita gente confunde os dois conceitos, no entanto identidade de gênero não está relacionado com orientação sexual.
Por exemplo, uma mulher transgênero (pessoa que nasceu com órgão sexual masculino, mas que se identifica com o gênero feminino) pode ter qualquer tipo de orientação sexual: homossexual, bissexual, heterossexual, assexual, entre outros.
O termo "gênero" é usado para representar as características sociais e psicológicas associadas ao sexo biológico dos indivíduos. Deste modo, a identidade de gênero se refere a identificação que a pessoa tem por determinado gênero — homem, mulher, não-binário.
Por outro lado, a orientação sexual se refere por quem a pessoa sente atração romântica e sexual. Ainda existe a expressão de gênero, que representa o modo como o indivíduo expressa o seu gênero para a sociedade, seja através das roupas, da linguagem, de atitudes, gestos, entre outros. .
Ver também: