Idiossincrasia
Idiossincrasia é uma característica de comportamento peculiar de um indivíduo ou de determinado grupo.
O termo tem vários sentidos, variando de acordo com o contexto em que é empregado, sendo também possível ser aplicado para símbolos que significam algo para uma pessoa em particular.
A idiossincrasia é responsável pela criação de estereótipos no caso dos grupos sociais. Por exemplo, dizer que todos os brasileiros gostam de futebol e samba, como uma característica particular do povo, é uma idiossincrasia dos brasileiros.
No entanto, existem brasileiros que não gostam de futebol ou samba e não deixam de ser considerados brasileiros por isso.
Etimologicamente, idiossincrasia surgiu do grego idiosugkrasía, que significa “temperamento particular”.
No âmbito da economia, idiossincrasia faz parte da chamada teoria do portfólio, quando existem riscos de mudanças de preços devido a circunstâncias especiais em determinados casos.
Na religião, idiossincrasia é o comportamento estranho ou diferente do usual das pessoas de determinada doutrina religiosa, por exemplo.
A comédia observacional é muito baseada em idiossincrasias, porque os detalhes de conduta de determinados indivíduos podem ser bastante engraçados.
Idiossincrasia na medicina
Idiossincrasia na medicina refere-se ao modo como os médicos definiam as doenças no século XIX, ou seja, cada doença era relacionada com cada paciente, e não em evidências biológica e científicas como é acontece atualmente.
Na psiquiatria, o termo é uma condição mental específica de um paciente, e na psicanálise é usado para se referir ao modo como os indivíduos reagem, percebem e experimentam uma situação comum.
Idiossincrasia e Farmacologia
A idiossincrasia pode estar relacionada com a farmacologia, pois representa uma reação individual particular, perante um agente terapêutico.
Idiossincrasia é uma hipersensibilidade constitucional congênita que certos indivíduos apresentam quando expostos a determinadas substâncias. Por exemplo: o pólen nos indivíduos com predisposição pode provocar a febre dos fenos (reação alérgica).