Illuminati: quem são, origem e teorias
Illuminati é o nome de um grupo secreto fundado em 1776 por Adam Weishaupt (1748 –1830) na Baviera (atual Alemanha). Seu objetivo era difundir o conhecimento laico, baseado nos princípios do Iluminismo, daí a origem de seu nome.
O grupo buscava questionar a estreita relação entre política, governo e religião, no período. A ideia central era promover uma educação centrada nas "luzes" do conhecimento. A razão deveria assumir o papel central da produção de conhecimento, excluindo a base e os princípios religiosos.
Os illuminati reuniam alguns membros da elite econômica e intelectual da época, que orientavam as tomadas de decisão e os rumos políticos e sociais da época.
Em busca de novos membros, os illuminati construíram uma aliança com a maçonaria. Isso fez com que desse início a uma campanha de difamação do grupo e, posteriormente, à sua perseguição.
Karl Theodor, duque da Baviera, em 1795, promulgou uma lei que proibia a atividade dos illuminati. O grupo passou a total clandestinidade e, possivelmente, dissolveu-se anos mais tarde.
Desde então, por se tratar de um grupo secreto, ele é rodeado de mistério e há várias teorias que visam provar ou negar a sua existência.
Assim, os illuminati tornaram-se o centro de uma das maiores e mais complexas teorias da conspiração, que afirma que o grupo atua e controla as tomadas de decisão políticas em todo o mundo.
Illuminati, Nova Ordem Mundial e teorias da conspiração.
Conforme as teorias conspiratórias que rondam os illuminati, seu objetivo seria dominar o mundo através da fundação da Nova Ordem Mundial.
Os autores que se manifestam sobre este assunto afirmam que os illuminati buscam o domínio total do mundo, por meio de influências e pressões políticas, econômicas e sociais.
A NWO (New World Order) ou Nova Ordem Mundial, em português, seria um governo global com autoridade sobre todo o mundo.
Um dos objetivos dessa nova ordem mundial e dos illuminati seria manter a população mundial abaixo dos 500 milhões de habitantes. Isso significa que muitas pessoas teriam que ser eliminadas.
Existem também teorias que indicam que os illuminati poderiam manipular alimentos e a água para causar infertilidade e esterilização, diminuindo a população mundial.
Outra ligação muito comum é com o Bilderberg Group ou Clube de Bilderberg, um clube secreto que organiza reuniões para apenas 130 pessoas com grande influência no mundo.
Especula-se que o que é decidido nessas conferências dita o futuro do resto de todo o mundo. Este clube tem este nome porque a primeira reunião, organizada em 1954, aconteceu no hotel Bildenberg, na Holanda.
Este é um assunto que envolve muitos complôs, manipulações e teorias de conspiração e por esse motivo muitas vezes não é possível confirmar a veracidade das informações disponíveis.
Símbolos Illuminati
Alguns dos símbolos mais conhecidos dos illuminati são o e o obelisco, o triângulo ou pirâmide com o "olho que tudo vê" e a coruja.
Vários autores relacionam os illuminati com a maçonaria, por isso, às vezes existem símbolos equivalentes.
No âmbito da religião, vários cristãos acreditam que o líder da Nova Ordem Mundial e dos illuminati será o Anti-Cristo e o estabelecimento dessa ordem corresponderá ao início do fim do mundo.
Bibliografia:
- MARRS, Jim. Os Illuminati: A História da Sociedade Secreta Mais Poderosa do Mundo. Lisboa: Alma dos livros, 2020.
-
WILSON, Robert Anton. O Livro dos Illuminati. Lisboa: Bertrand, 2000.
Veja mais:
- Maçonaria: o que é, o que significa e como funciona
- Curiosidades da maçonaria
- 666: entenda o significado espiritual e religioso do número da besta
- Teoria da conspiração: o que é, significado
- Absolutismo Monárquico: o que é e características
- Geopolítica
- Imperialismo
- Tratado de Versalhes
- Comunismo e capitalismo
- Estado Absolutista