Significado de Impio
O que é Impio:
Na Bíblia a palavra "ímpio" refere-se a alguém que vive de maneira contrária aos mandamentos e à vontade de Deus. Este termo é sinônimo de incrédulo, descrente, néscio, injusto, tolo, corrupto, insensato, enfim, um pecador impenitente. A palavra ímpio descreve alguém que pratica a impiedade, que é moralmente corrupto, injusto e que rejeita e desrespeita a autoridade divina.
A impiedade é o estado ou qualidade de quem não tem piedade, isto é, alguém sem devoção, sem fé, e sem afeição por Deus e seus ensinos. A vida dos ímpios é caracterizada por ações e comportamentos considerados pecaminosos, em direta oposição à justiça e à santidade de Deus. De modo geral, o ímpio não respeita aos preceitos de Deus, e não se importa de violar as Suas Leis.
Características dos ímpios na Bíblia:
1. Rejeitam a Deus: Os ímpios não reconhecem Deus em suas vidas e frequentemente negam Sua existência ou relevância. Ex: "Diz o tolo no seu coração: “Não há Deus”. Eles se corromperam e cometeram injustiças detestáveis; não há ninguém que faça o bem. (Salmos 53:1)
2. Têm comportamento imoral: Os ímpios são frequentemente associados a comportamentos imorais, como mentira, roubo, adultério, arrogância, egoísmo, vingança, desonestidade, crueldade e outros atos de injustiça. Ex: "As maldades do ímpio o prendem; e as cordas do seu pecado o aprisionam. Por falta de disciplina morrerá; andará cambaleando por causa da sua grande insensatez." (Provérbios 5:22-23)
3. São orgulhosos e arrogantes: Os insensatos são frequentemente pretensiosos e arrogantes, confiando em sua própria sabedoria e força em vez de buscar a orientação de Deus. Ex: "Na sua arrogância, o ímpio persegue o pobre; que aquele, porém, seja apanhado em suas próprias tramas. O ímpio se gaba da sua própria cobiça, e o avarento amaldiçoa e insulta o SENHOR. Na sua presunção, o ímpio não o busca; não há lugar para Deus em nenhum dos seus planos. (Salmos 10:2-4)
4. Praticam a injustiça e desonestidade: A Bíblia descreve os ímpios como aqueles que praticam a injustiça e o mal, oprimindo os justos e os pobres. São perversos nas suas decisões e escolhas. Ex. "O ímpio aceita às escondidas o suborno, para desviar o curso da justiça." (Provérbios 17:23)
5. Não têm temor de Deus: Eles não temem a Deus, o que significa que não respeitam Seus mandamentos nem se preocupam com o julgamento divino. Muitas dessas pessoas também blasfemam e falam mal de Deus. Ex: "Por que o ímpio insulta Deus, dizendo no seu íntimo: 'De nada me pedirás contas!'?" (Salmos 10:13)
As consequências para os ímpios
Na realidade, as atitudes e comportamentos errados trazem sempre as suas consequências. A Bíblia apresenta uma realidade clara e séria dos frutos da impiedade. Os ímpios terão que arcar com as consequências dos seus atos. Temporariamente, os ímpios podem experimentar conflitos, derrota, falta de paz, e injustiças na vida.
Espiritualmente, os ímpios estão separados de Deus e cegos para a verdade. Nesta condição, eles não conseguem desfrutar das bênçãos de Deus. Eternamente, enfrentarão o juízo final e a condenação ao inferno, perdendo a vida eterna. Apesar dessas duras advertências, todos os ímpios são chamados ao arrependimento e à busca pela justiça e obediência a Deus.
"Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte‑se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte‑se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão."
- Isaías 55:7
Concluindo, ser ímpio na Bíblia significa viver de maneira que é contrária à vontade de Deus, rejeitando Seus mandamentos e praticando a injustiça. A impiedade é condenada nas Escrituras, mas Deus chama todas as pessoas ao arrependimento para serem perdoados e viver uma vida justa e piedosa.
Leia também: