O que é Imposto
Imposto é todo o montante de dinheiro que os cidadãos de um país devem pagar ao Estado para garantir a funcionalidade de serviços públicos e coletivos.
Na língua portuguesa, imposto também pode ser entendido como um adjetivo, no sentido de ser algo que se impôs. Por exemplo: “O desejo imposto pela menina permaneceu”.
Pagar os impostos deve ser uma obrigação tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas, com o objetivo de custear as despesas com saúde, educação, segurança, saneamento, transporte, cultura, etc.
É obrigação do Estado, no entanto, utilizar o dinheiro obtido dos impostos e investir em obras, ações e serviços de qualidade para a população. Infelizmente, esta não é uma realidade presente em grande parte dos países, principalmente os em desenvolvimento, como o Brasil.
Existem diversos tipos diferentes de imposto, como o imposto de importação, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o ICMS, o IPVA e o IOF.
No Brasil, a sonegação de impostos – ou seja, não pagar os impostos obrigatórios – é um crime grave, punido com o pagamento de multas e, em alguns casos, a prisão do infrator.
O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, com aproximadamente 37% do Produto Interno Bruto do país originado dos impostos.
Imposto de renda
Este tipo de imposto é o valor anual descontado do rendimento do trabalhador (salários recebidos) ou da empresa (faturamento) e entregue ao governo federal, sendo que a porcentagem de desconto é fixada pelo governo de cada país onde é aplicado este imposto.
Restituição de imposto de renda
Após o balanço feito entre o rendimento anual e as despesas que determinada pessoa teve ao longo do ano, caso esta não tenha um rendimento suficientemente superior em comparação aos seus gastos, está apta a receber a restituição de imposto de renda.
Neste caso, o Estado reinstitui o trabalhador com um montante relativo à contribuição “excedente”.