Significado de Intensidade
O que é a Intensidade:
Intensidade é uma característica atribuída a algo ou alguém que se apresenta em grandes proporções. Normalmente, esta característica está relacionada com o fato de algo se manifestar ou se fazer sentir com força, vigor, de algo que é intenso.
Exemplo: “Estas fotos do incêndio puderam nos trazer uma noção da intensidade do calor e do fogo neste dia”.
A intensidade também pode ser atribuída a características que expressam a arte, como o volume do som ou a vivacidade das cores. Podemos, por exemplo, dizer que o som está muito alto ou muito baixo ou que um determinado quadro tem cores muito intensas.
Na língua portuguesa, especificamente na área da fonética, a intensidade se refere a emissão de fonemas ou grupo de fonemas com maior força na pronúncia que a dos fonemas ou grupo de fonemas vizinhos. Também chamamos de sílaba tônica.
Ainda na língua portuguesa, o termo também é utilizado para caracterizar os advérbios que expressam esta ideia de intensidade. Os advérbios como: assaz (bastante, suficientemente), bastante, demais, mais, menos, muito, quanto, quão, quase, tanto e pouco, são exemplos de advérbios de intensidade.
Veja mais sobre os Advérbios.
O termo intensidade pode ser substituído ainda por sinônimos como: proporção, energia, força, grau, e veemência.
Intensidade na Física
O conceito de intensidade é mais utilizado na área da Física. Na área do eletromagnetismo, a intensidade é definida como a quantidade de eletricidade produzida por uma corrente elétrica contínua durante sua unidade de força.
Ela é representada pela fórmula da intensidade que está descrita abaixo:
Onde,
i – intensidade da corrente elétrica
Q – quantidade de carga elétrica
Δt – intervalo de tempo da passagem da carga elétrica
No Sistema Internacional de Unidades (SI), a intensidade da corrente elétrica é medida em ampère (A), a resistência em Ohm (Ω) e a tensão elétrica (ddp) é medida em Volts (V).
Ainda na Física, a intensidade também pode ser vista nos conceitos de acústica e ondulatória, onde caracteriza a energia de vibração da fonte que emite as ondas sonoras.
A intensidade é uma propriedade do som que é provocada pela pressão que a onda faz sobre quem o ouve ou sobre o instrumento que a mede, como um equalizador. Quanto maior for a pressão do som, maior será a intensidade medida pelo aparelho.