O que é a Internet
A internet é o conjunto de redes de computadores que, espalhados por todas as regiões do planeta, conseguem trocar dados e mensagens utilizando um protocolo comum.
Este protocolo compartilhado pela internet é capaz de unir vários usuários particulares, entidades públicas e empresariais em um mesmo acesso.
Ela então é formada por computadores comuns e por outros especiais, chamados de servidores, máquinas com grande poder de processamento e conexões velozes. Os servidores são controlados por universidades, empresas e órgãos do governo.
A internet traz uma extensa gama de recursos de informação e serviços. Exemplo disso são os documentos inter-relacionados de hipertextos da World Wide Web (WWW), redes ponto-a-ponto (peer-to-peer) e infraestrutura de apoio a correios eletrônicos (e-mails).
A internet também possui um alcance e uma abrangência ímpar. Pode, inclusive, auxiliar mídias eletrônicas e impressas, uma vez que uma informação pode ser acessada de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora.
Atualmente é possível encontrar computadores ligados à Internet em quase todos os lugares (empresas, lares, escolas, universidades, clubes, igrejas, etc) do cotidiano. As pessoas que já utilizam esse meio de comunicação experimentam cada vez mais alterações em seu modo de vida por meio da internet.
Seu nome tem origem inglesa, onde o termo inter significa "internacional" e net significa "rede", ou seja, "rede internacional".
História da internet
Ainda que a internet tenha uma história relativamente breve, ela se revela como um grande fator de comunicação e integração social. É hoje um grande repositório de armazenamento de informações de todos os tipos, além da globalização de produtos.
A origem da internet é datada pelos idos de 1960, quando os Estados Unidos encomendaram uma pesquisa para construir uma forma de comunicação robusta e sem falhas através de redes de computadores.
Embora este trabalho, juntamente com projetos no Reino Unido e na França, tenha levado a criação de redes precursoras importantes, ele não criou a internet de fato.
Entretanto, ela surgiu oficialmente em 1993, onde deixou de ser utilizada apenas por governos e de natureza acadêmica, e passou a estar presente nos diversos segmentos de empresas, residências, etc. As conexões para acessar a internet também evoluíram muito com o passar dos anos, tornando-a cada vez mais rápidas e práticas.
No período entre a década de 1990 e o início dos anos 2000, notou-se um rápido crescimento do uso da internet, por conta das inovações tecnológicas que foram sendo criadas a partir dela.
A grande maioria destas inovações permite cada vez mais a troca de informações e mensagens instantâneas em uma velocidade de segundos.
Veja também: