Significado de Inventário
O que é um Inventário:
Inventário é um documento contabilístico que consiste em uma listagem de bens que pertencem a uma pessoa, entidade ou comunidade.
Dentro de uma empresa, a realização de um inventário é feita para que seja possível obter um balanço real.
Em muitos países a administração pública instituiu a obrigatoriedade do inventário, já que é uma prática importante na gestão de empresas, porque ajuda a definir os seus resultados, facilitando a administração fiscal. De acordo com a legislação, o resultado do inventário deve ficar devidamente registrado.
No contexto empresarial, muitas vezes o inventário é feito com o objetivo determinar a liquidez da empresa, em caso de separação dos seus sócios.
O inventário é um método de registro que permite saber em qualquer momento o estoque existente, ou seja, os materiais existentes em armazém ou almoxarifado. Este método possibilita determinar os lucros e perdas de um determinado negócio.
Inventário e partilha
No ramo do direito, quando ocorre o óbito de uma pessoa, é feito o seu inventário e consequente partilha dos eventuais bens entre os indivíduos que se qualificam, ou seja, os herdeiros.
Nestes casos o inventário pode ser feito de forma judicial ou extrajudicial.
O inventário extrajudicial é mais rápido, sendo feito através de uma escritura pública em um cartório.
Por outro lado, o inventário judicial, conforme o próprio nome indica, é feito com a supervisão de um juiz. Ocorre quando não há acordo entre os herdeiros na partilha, quando os herdeiros são menores ou quando a pessoa falecida expressou a sua vontade através de um testamento.
Inventário florestal
O inventário florestal consiste em um registro, rol ou relação das espécies vegetais de um determinado lugar.
Normalmente este documento apresenta dados geográficos e botânicos como altitude, localização, declive do terreno, cobertura vegetal, localização das espécies existentes, natureza do substrato, etc.