Kung fu
Kung fu é uma arte marcial que nasceu na China. A tradução literal do mandarim significa “trabalhar duro” ou “tempo e habilidade”.
Para os chineses, a expressão tem um significado mais amplo e não se restringe somente às artes marciais. Ela também é usada para se referir a algo que foi adquirido com muito esforço e competência na luta corporal.
Originalmente chamado de wushu (que significa “arte da guerra”, em mandarim), o kung fu surgiu da necessidade de lutar contra animais ferozes e inimigos. Este estilo de luta teria sido criado há aproximadamente 4 mil anos.
Origem e história do kung fu
O kung fu é milenar, sendo considerada uma da artes marciais mais antigas do mundo. Existem muitas lendas sobre a verdadeira origem da luta, a mais conhecida narra a história de um monge chinês chamado Ta Mo, que subiu em uma montanha para observar o movimento dos animais, as posições em que lutavam e como se defendiam.
A partir dessa observação teria surgido o kung fu, que para os orientais é considerado uma arte, e não uma luta. Sabe-se que durante muito tempo, os ensinamentos do kung fu ficavam restritos aos monges, somente por volta do século XIV é que a técnica passou a ser ensinada a todos que tivessem o interesse.
Fora do Oriente, o kung fu se popularizou no final dos anos de 1960, pela repercussão das séries e filmes de artes marciais, especialmente os estrelados pelos atores Bruce Lee e Jackie Chan.
Características do kung fu
O kung fu tem o objetivo de desenvolver corpo e a mente, criando disciplina, persistência e respeito aos limites dos indivíduos. Há uma filosofia por trás da arte marcial que busca a evolução dos praticantes, ensinando a serem derrotados e encararem novos obstáculos sem desistir ou desanimar.
Esses preceitos fazem parte do kung fu tradicional, que ainda foca parte essencial do treinamento na filosofia chinesa, sendo praticado por pessoas de todas as idades.
Atualmente existe o kung fu moderno, que é uma reformulação do kung tradicional, sendo voltado para atletas, que estão mais preocupados com a constituição corporal.
Saiba mais sobre Artes Marciais, Esportes de combate e Tipos de esporte.
Estilos do Kung Fu
Existem inúmeros golpes no kung fu (chamados de estilos) e, normalmente, estão relacionados com seres ou elementos da natureza.
Muitos estilos se inspiram nos movimentos dos animais e, por isso, recebem os seus nomes. Alguns dos estilos do kung fu são:
- Estilo águia: é caracterizado pela especialização em torções, com um treinamento focado no fortalecimento dos dedos, especialmente do polegar, indicador, médio e anelar, que se curvam adiante formando a garra de uma águia.
- Estilo bêbado: o método usa voadoras e semi-mortais, as mãos fazem movimentos como se segurassem copos.
- Estilo Chin’Na: técnica direcionada para a imobilização do oponente.
- Estilo dragão: tática de movimentos longos e contínuos.
- Estilo garça: técnica de levantar os braços e uma das pernas e chutar o oponente.
- Estilo leopardo: movimentos rápidos, inspirados nos felinos, e direcionados aos pontos vitais.
- Estilo louva-a-deus: usa as mãos como uma espécie de garra, semelhante ao inseto louva-a-deus.
- Estilo macaco: os movimentos se inspiram nos saltos dos macacos, usando principalmente a força nas pernas.
- Estilo serpente divina: braços e mãos se posicionam como uma cobra prestes a atacar.
Fontes bibliográficas:
Amorim, M. G. (2014). Kung Fu: Um caminho para a saúde física e mental.
Confederação Brasileira de Kungufu Wushu. Disponível em: https://cbkw.org.br/
Veja também: