Layout
O layout é um esboço ou rascunho de um projeto gráfico que mostra a disposição e organização dos seus principais elementos visuais em um espaço, seja ele físico ou digital.
Essa organização é normalmente estratégica, visando alcançar objetivos específicos. Tais objetivos podem ser, por exemplo, comunicar uma mensagem de forma clara e eficaz, influenciar o comportamento do usuário ou criar uma experiência esteticamente agradável.
A produção de layouts pressupõe o trabalho de um designer gráfico. Esse especialista é responsável por guiar o olhar do usuário através do conteúdo de forma lógica e intuitiva. Para tanto, os elementos são dispostos a partir de uma hierarquia visual: os mais importantes se destacam primeiro.
Além do design gráfico, o layout também abrange várias disciplinas, incluindo design de interface, usabilidade, arquitetura de informação e até mesmo organização industrial.
Layout de empresas
O layout de empresas refere-se à organização do espaço físico de modo a otimizar o fluxo de trabalho, a produtividade, a segurança e o bem-estar dos funcionários.
Essa categoria de layout tem por objetivo um impactar significativamente na lucratividade da empresa, reduzindo custos, aumentando a eficiência e melhorando a moral dos funcionários.
Existem diversos tipos de layout de empresas, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Os tipos mais comuns incluem:
- Layout de fluxo por processo: esse tipo de layout é mais adequado para empresas que produzem uma variedade de produtos ou que precisam realizar tarefas complexas. As máquinas e os equipamentos são agrupados por função, facilitando a movimentação dos trabalhadores entre as diferentes áreas.
- Layout de fluxo de linha: ideal para empresas que produzem produtos em massa, com um fluxo de trabalho linear. As máquinas e os equipamentos são organizados em uma linha, para os materiais poderem se mover facilmente de uma etapa para outra.
- Layout celular: combinação dos layouts de fluxo de linha e por processo. As máquinas e os equipamentos são organizados em células, que são pequenas áreas de trabalho autossuficientes.
- Layout posicional: usado para empresas que precisam de um alto nível de precisão ou que trabalham com materiais perigosos. As máquinas e os equipamentos são organizados para minimizar o movimento de pessoas e materiais.
- Layout aberto: esse tipo de layout é caracterizado pela falta de paredes ou divisórias. É ideal para empresas que precisam de comunicação e colaboração entre os funcionários.
Veja também: