Linguagem figurada
A linguagem figurada ou sentido figurado consiste em uma ferramenta ou modalidade de comunicação que utiliza figuras de linguagem para expressar um sentido não literal de um determinado enunciado.
A linguagem figurada é usada para dar mais expressividade ao discurso, para tornar mais amplo o significado de uma palavra. Além disso, também serve para criar significados diferentes ou quando o interlocutor não encontra um termo adequado para o que deseja comunicar.
A interpretação da linguagem figurada pode depender do contexto de cada indivíduo, isto porque este é um tipo de linguagem não convencional que não se baseia nas normas usuais de comunicação.
Relacionada com a semântica, a linguagem figurada é composta por figuras de linguagem, que servem como elementos de estruturação da linguagem. É o oposto da linguagem literal, que utiliza as palavras no seu verdadeiro significado.
Quando a linguagem figurada é utilizada, a interpretação depende do ouvinte ou do leitor. Existem várias provas onde a capacidade de interpretação é avaliada, sendo que a pessoa deve identificar as figuras de linguagem usadas no enunciado.
As figuras de linguagem podem ser: figuras de palavra, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de som.
Exemplos de linguagem figurada
"Ele está se afogando nas suas preocupações."
Esta frase deve ser interpretada no seu sentido figurado, porque não é fisicamente possível uma pessoa se afogar com uma preocupação. Neste caso, a frase significa que as preocupações do indivíduo estão limitando e prejudicando.
"Quando o Francisco chegou lá, ele deu com a cara no portão".
Esta frase pode ser interpretada de duas formas: no sentido literal ou no sentido figurado. O sentido literal indica que o Francisco chegou no determinado local e bateu literalmente com a cara no portão. O sentido figurado não implica um choque físico, mas indica que quando o Francisco chegou lá, o portão estava fechado e ele não conseguiu entrar.
Aproveite para conferir: Figuras de Linguagem, Exemplos de Figuras de Linguagem e Metáfora.
Denotação e conotação
Denotação e conotação servem para expressar o sentido pretendido pelo interlocutor. Assim, a denotação remete para o sentido literal, enquanto a conotação, bastante usada na linguagem poética, remete para o sentido figurado e para a criação de novos significados.
Veja também: