Logomarca, logotipo, logo ou marca: qual a diferença?
Os termos logo, logotipo, marca e logomarca acabam gerando muita dúvida. Isto porque acabam sendo utilizados com diferentes propósitos entre os leigos e entre o meio publicitário e designer.
Na comunicação, logotipo é a representação gráfica do nome de uma empresa, logo é a abreviação utilizada para logotipo. A marca engloba todos os elementos visuais que identificam a empresa, como o logotipo, o símbolo e o slogan.
Já o termo logomarca, apesar de ser amplamente utilizado como sinônimo de logotipo, é considerado errado entre os profissionais da área.
Logotipo | Logo | Marca | Logomarca | |
---|---|---|---|---|
O que é | É a representação de uma empresa feita apenas pelo seu nome estilizado. | Abreviação do termo logotipo. | A marca é o próprio conceito de uma empresa, que é identificado por diversos elementos, como o logotipo, o símbolo, as cores, slogan, entre outros. | Por vezes é utilizada como sinônimo de logotipo ou logo, mas essa palavra é considerada incorreta no meio publicitário ou de designers. |
Significado | Do grego Logos = Palavra e Typos = Letra. | Do grego Logos = Palavra. | Do germânico Markas = Significado. | Logos = Palavra e Markas = Significado. |
Composição | O nome da empresa, em determinadas cores e tipologia. | O mesmo que logotipo. | Engloba todos os elementos que identificam uma empresa. | Quando o termo é utilizado, é composto pelo logotipo juntamente com o símbolo da empresa. |
Exemplo | - | - |
Definição de logo e logotipo
As palavras logo e logotipo possuem o mesmo significado, sendo logo uma abreviação do termo.
Entre o meio publicitário e acadêmico da comunicação, o logotipo é a representação do nome da empresa de uma forma estilizada, de modo a caracterizá-la. Para isso, são utilizadas um tipo de letra e cores específicas.
Os logotipos devem ser únicos e exclusivos para cada organização. Também podem ser registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Como exemplo, podemos citar o logotipo da Coca-Cola, que é formado apenas pelo nome da empresa.
Apesar dessa definição, os termos logotipos e logo também são amplamente utilizados pelas pessoas para denominar tanto a tipografia quanto o símbolo que representam a empresa.
O que é símbolo?
O símbolo é o ícone que representa a empresa. Por exemplo, a maçã da Apple ou o M da McDonald's. Esse ícone deve sintetizar os valores, princípios e personalidade da marca.
No meio publicitário, a representação do logotipo junto com o símbolo da empresa é chamado de imagotipo quando podem ser usados separadamente. Isólogo é quando eles são integrados.
O que é marca?
A marca é um termo que define o conjunto de elementos que identificam uma empresa, podendo ser formado pelo símbolo, slogan, logo, logotipo, cores, nome, entre outros. É o elemento principal da identidade de uma empresa.
Segundo Philip Kotler, considerado o "pai do marketing moderno”, a marca possui seis níveis de significados:
- Personalidade
- Usuário
- Atributos
- Cultura
- Valores
- Benefícios
O que é logomarca?
Apesar de o termo ser amplamente utilizado por leigos, o termo logomarca não é aceito entre designers e publicitários. Isto por ser considerado um neologismo impreciso.
Porém, por ser frequentemente utilizado pelas pessoas fora da área, o termo foi anexado no dicionário da língua portuguesa como um sinônimo de logotipo.