Significado de Ludicidade
O que é Ludicidade:
Ludicidade é um termo utilizado na educação infantil e que tem origem na palavra latina "ludus", que significa jogo. O conceito de ludicidade compreende os jogos e brincadeiras, mas não se restringe a elas.
Atividades lúdicas são aquelas que permitem que as crianças aprendam e desenvolvam suas capacidades por meio de brincadeiras, do uso da sua imaginação e da fantasia, próprias do mundo infantil.
A ludicidade permite que os exercícios de aprendizagem na educação infantil sejam adaptados à maneira como as crianças interpretam o mundo. Dessa forma, o conhecimento será absorvido de maneira leve e natural.
O processo lúdico de aprendizagem deve ser prazeroso e deve respeitar a individualidade de cada criança, de maneira que possam expressar seus sentimentos e emoções e desenvolver suas habilidades de socialização.
Saiba mais sobre socialização.
Ludicidade na educação infantil
As práticas lúdicas na educação infantil buscam romper com o modelo tradicional da escola, em que o professor é o transmissor dos conteúdos e os alunos, os receptores desse conhecimento.
A ludicidade na educação compreende a interação entre professores e alunos, a cooperação entre os educandos e o estímulo à criatividade das crianças. Mais do que transmitir conteúdos, uma educação baseada na ludicidade permite que o aluno desenvolva a sua capacidade cognitiva e seu senso crítico.
O aprendizado deve sempre levar em conta a individualidade de cada criança e suas experiências anteriores, que são responsáveis pelo desenvolvimento e que servem como base para todo o conteúdo que será absorvido por ela.
As atividades lúdicas são pensadas para desenvolver os indivíduos enquanto seres sociais. Assim, a cooperação nas atividades em grupo, a empatia e o diálogo, são elementos que devem ser considerados pelos educadores.
A ludicidade está presente nos jogos e brincadeiras, mas também pode ser aplicada em atividades musicais, artísticas e na contação de histórias: tudo depende da imaginação e criatividade do professor.
O próprio ambiente da sala de aula pode estimular a ludicidade. Imagine uma sala com paredes brancas e carteiras enfileiradas: ela provavelmente não estimulará a criatividade e a fantasia das crianças. Além de não instigar a imaginação, pode até mesmo ser um desestímulo aos pequenos.
Agora imagine uma sala colorida, com diversos desenhos, brinquedos e materiais recicláveis prontos para se tornarem novas criações nas mãos das crianças. Esse é um ambiente que estimula a fantasia e que dá condições para que a criança aprenda brincando.
Entenda mais sobre desenvolvimento infantil e desenvolvimento cognitivo.
A ludicidade nos jogos e brincadeiras
Os jogos e brincadeiras são atividades lúdicas que, ao mesmo tempo que divertem, promovem o desenvolvimento intelectual, físico e moral de uma criança.
Como são realizados em grupos, os jogos ensinam a cooperação, o trabalho em equipe e a sociabilidade. Para as crianças, os jogos são uma experimentação da vida real.
As crianças aprendem a seguir regras, a respeitar o seu momento e o dos colegas, desenvolvem sua habilidade de comunicação e a expressão dos sentimentos e emoções.
Os jogos e brincadeiras são laboratórios, nos quais as crianças são estimuladas a arriscar, a criar e a inovar. Aprendem a lidar com perdas e frustrações e a desenvolver seu raciocínio lógico.
Os jogos também permitem os erros e ajudam as crianças a compreenderem as consequências de suas ações.
Entenda o que são os jogos cooperativos e jogos recreativos.
O papel dos educadores nos jogos e brincadeiras
Para que as atividades lúdicas promovam o efetivo desenvolvimento das crianças, o papel dos educadores é imprescindível.
São eles os responsáveis por orientar as atividades, estabelecer as regras e explicá-las para os alunos. As atividades devem ser pensadas com um objetivo e com metodologias definidas, visando o desenvolvimento de determinadas habilidades.
A ludicidade pode ser aplicada em infinitas práticas, o educador pode usar sua criatividade para criar as mais variadas experiências e proporcionar às crianças ambientes alegres e divertidos, que estimulem seu completo potencial enquanto seres humanos.
Veja também o significado de lúdico e aprendizagem.