O que é Luxúria
Luxúria significa lascívia, libertinagem, concupiscência, sensualidade. A luxúria vista como um vício. É, portanto, o oposto da virtude da castidade. Também é considerada a satisfação desregrada dos desejos sexuais.
Para muitas pessoas, a luxúria tem uma conotação negativa, porque indica que usar a capacidade sexual sem a razão causa o desprestígio das características únicas da sexualidade. Alguns autores também afirmam que a luxúria prejudica o desenvolvimento harmonioso da personalidade, porque atua como uma força contrária em relação à dignidade do ser humano.
No Brasil, em linguagem informal, a palavra luxúria designa o esperma e o cio.
No âmbito da botânica, luxúria consiste no viço dos vegetais ou exuberância da seiva.
Luxúria na Bíblia
Segundo o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo.
Apresentamos a seguir alguns versículos da Bíblia que tratam do comportamento luxurioso:
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
(Colossenses 3:5)
Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte.
(Tiago 1:14-15)