Mapa da América do Sul
A América do Sul é a parte do continente americano localizada na Linha do Equador e ao sul dela. É composta por 12 países independentes.
Os países sul-americanos são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
A América do Sul tem 17.840.000 km² e 422,5 milhões de habitantes. Sendo o Brasil o maior país em extensão (8.510.000 km²) e população (203 milhões), o Suriname é o menor país em tamanho (163.820 km²) e a Guiana em população (804,5 mil pessoas).
Os países da América do Sul são emergentes economicamente, têm forte diversidade de recursos naturais, assim como cultural e étnica. Veja o mapa político da América do Sul:
Países e capitais da América do Sul
Conheça todos os países e as capitais da América do Sul:
País | Capital |
---|---|
Argentina | Buenos Aires |
Bolívia | La Paz (administrativa), Sucre (constitucional) |
Brasil | Brasília |
Chile | Santiago |
Colômbia | Bogotá |
Equador | Quito |
Guiana | Georgetown |
Paraguai | Assunção |
Peru | Lima |
Suriname | Paramaribo |
Uruguai | Montevidéu |
Venezuela | Caracas |
Há ainda dois territórios na América do Sul que pertencem à países europeus, são eles: a Guiana Francesa, que pertence à França, e as Ilhas Malvinas, que pertencem ao Reino Unido.
Veja também o mapa dos Estados Unidos.
Regiões da América do Sul
A América do Sul pode ser dividida em América Plantina, América Andina, Guianas e Brasil. Essa divisão leva em consideração as características geográficas do continente.
- América Platina - são os países que fazem parte da Bacia do Rio Prata: Argentina, Paraguai e Uruguai;
- América Andina - são países que tem parte da Cordilheira dos Andes no seu território: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela;
- Guianas - territórios localizados no Planalto das Guianas, Guiana e Guiana Francesa;
- Brasil - o país não se enquadra em nenhuma das regiões, estando sozinho em uma categoria própria.
Conheça também mapa-mundi.
Bandeiras dos países da América do Sul
Conheça as bandeiras de cada um dos países da América do Sul:
Veja também: bandeiras de todos os países do mundo.
Geografia da América do Sul
Conheça as características geográficas da América do Sul:
Vegetação da América do Sul
A América do Sul tem muita diversidade de tipos de vegetação, devido à sua vasta extensão territorial, diversidade geográfica, climática e de solos.
As principais formações encontradas na América do Sul são a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, o Cerrado, os Pampas, a Patagônia e a Floresta Valdiviana.
A Floresta Amazônica está localizada principalmente no Brasil, mas também está em partes da Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. É a maior floresta tropical do mundo, conhecida por sua biodiversidade.
A Mata Atlântica é encontrada ao longo da costa atlântica brasileira, é uma das florestas tropicais mais diversas, embora tenha sido degradada pela atividade humana. O Cerrado está na parte central do Brasil, é uma savana tropical com vegetação arbustiva e árvores espaçadas.
Os Pampas são encontrados na Argentina, Uruguai e sul do Brasil, são planícies cobertas por gramíneas e algumas árvores dispersas. É uma importante região agrícola e de pastagem.
A Patagônia é uma região de estepe, com áreas de gramíneas, arbustos e desertos. É conhecida por suas belas paisagens e clima severo. Fica localizada no sul da Argentina e do Chile
Já a Floresta Valdiviana é encontrada no sul do Chile e no sudoeste da Argentina, sendo uma floresta temperada, rica em biodiversidade, com vegetação composta por árvores como o alerce, a teca e a araucária.
Clima da América do Sul
Os climas da América do Sul são bastante diferentes ao longo do extenso território, variando conforme a localização. Os países mais próximos da Linha do Equador têm climas e subclimas equatoriais e tropicais.
Quanto se aproxima do sul do continente, mais temperado se torna o clima. Pode-se dizer que os principais climas do continente são:
- Equatorial - caracteriza-se por altas temperaturas e chuvas abundantes ao longo do ano, acontece na região amazônica;
- Tropical - temperaturas quentes durante todo o ano, com uma estação chuvosa no verão e uma estação seca no inverno, predominante no norte do Brasil, na Colômbia e na Venezuela;
- Semiárido - é caracterizado por chuvas escassas e temperaturas elevadas, com secas frequentes, acontece no nordeste brasileiro e em partes do Peru e do Chile;
- Subtropical - possui estações bem definidas, com verões quentes e invernos mais frios, encontrado no sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile;
- Temperado - é caracterizado por temperaturas mais amenas e chuvas moderadas, acontece nas regiões de maior altitude dos Andes, como Equador, Peru e partes da Bolívia e Chile;
- Frio de montanha - o clima é frio e árido, com temperaturas abaixo de zero e pouca chuva, é encontrado nas áreas mais altas dos Andes;
- Frio de deserto - as temperaturas são extremamente quentes durante o dia e frias à noite, com chuvas escassas, encontrado nas áreas desérticas do Chile, Peru e Argentina.
Relevo da América do Sul
Assim como a vegetação e clima, o relevo sul-americano é muito diverso. As formações que mais se destacam são as Cordilheiras dos Andes, a mais longa do mundo, com 3.371.000 km²; o Planalto das Guianas, localizado em uma região de floresta ao norte do continente.
Há também os Planaltos Brasileiros, localizados na parte central do Brasil; e as Planícies Costeiras, com solos férteis e vegetação rica, como a Planície Amazônica.
Assim como as Bacias Sedimentares, como a Bacia do Amazonas e a Bacia do Paraná, ricas em recursos naturais; e o Deserto do Atacama, no norte do Chile, um dos desertos mais áridos do mundo.
Hidrografia da América do Sul
A América do Sul é banhada pelo Oceano Atlântico (leste) e Oceano Pacífico (oeste), e possui rios que deságuam nos dois oceanos. Os rios, assim como os mares, são importantes para as vidas das pessoas e a economia local.
Os rios mais relevantes do continente são: Rio Amazonas, o mais longo do mundo, Rio Orinoco, o mais importante da Venezuela, Rio Magdalena, na Colômbia, e Rio Paraná, Paraguai e Uruguai, que formam a segunda maior bacia hidrográfica da América do Sul.
O continente também tem lagos importantes, como o Lago Titicaca, localizado na Cordilheira dos Andes, entre a Bolívia e o Peru, e o Lagoa dos Patos, no sul do Brasil.
Veja também mapa da Europa, países da África e América do Norte.
Economia da América do Sul
A economia da América do Sul é principalmente baseada na agropecuária, realizada visando a exportação e também o consumo interno (em menor quantidade).
Os países exportam soja, café, cacau, açúcar, entre outros. As carnes brasileiras e argentinas, por exemplo, são conhecidas em todo o mundo por sua qualidade e sabor.
Os recursos de mineração também são fontes importantes para o enriquecimento da economia da região, sendo o Brasil um grande exportador de minério de ferro, bauxita, manganês e estanho, o Chile está entre os maiores de cobre, e o Peru, de prata e cobre.
A industrialização nos países da América do Sul começou somente no século XX e não está entre as mais desenvolvidas do mundo, mas tem conseguido crescer mais recentemente, sendo o Brasil o país mais industrializado dessa parte do continente.
Veja também mapa do Brasil e mapa da Colômbia.
História e cultura da América do Sul
A América do Sul foi o lar de diversas civilizações indígenas avançadas, antes da chegada dos europeus. Por exemplo, as civilizações Incas, Maias, Tupis, Guaranis e muitas outras, cada uma com suas línguas, culturas e tradições.
A partir do século XV, essa parte do continente americano passou a ser explorada por países europeus por meio da colonização. Os espanhóis dominaram vastas áreas, incluindo o Império Inca, enquanto os portugueses colonizaram o Brasil. Outras nações europeias também estabeleceram colônias na região, como os ingleses, franceses e holandeses.
A colonização criou um processo de genocídio e escravização dos povos originários sul-americanos e dos africanos, trazidos para serem escravizados, especialmente no Brasil.
A independência dos sul-americanos só aconteceu no século XIX, nomes como os de Simón Bolívar e José de San Martín foram importantes para a formação de nações independentes como a Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela.
Após suas independências, os vários países do continente passaram por períodos de instabilidade política, guerras, ditaduras e conflitos territoriais. Os períodos de crescimento cultural, econômico e de desenvolvimento possibilitaram a estabilização e a melhora na qualidade de vida das pessoas.
A mistura de diversas culturas, europeia, africana, indígena e asiática, fizeram com que a América do Sul fosse uma região extremamente rica e diversa, tanto culturalmente, quanto etnicamente. O que criou música, dança, culinária, religião, arte e arquitetura únicas.
Como exemplo das ricas tradições culturais, tem-se, na música e na dança: o tango na Argentina, o samba no Brasil, a salsa na Colômbia e a música folclórica andina nos vários países dos Andes.
Pode-se também citar escritores renomados como Gabriel García Márquez (Colômbia), Mario Vargas Llosa (Peru), Isabel Allende (Peru/Chile) e Jorge Amado (Brasil).
Veja também: