Mapa da América do Sul

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

A América do Sul é a parte do continente americano localizada na Linha do Equador e ao sul dela. É composta por 12 países independentes.

Os países sul-americanos são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

A América do Sul tem 17.840.000 km² e 422,5 milhões de habitantes. Sendo o Brasil o maior país em extensão (8.510.000 km²) e população (203 milhões), o Suriname é o menor país em tamanho (163.820 km²) e a Guiana em população (804,5 mil pessoas).

Os países da América do Sul são emergentes economicamente, têm forte diversidade de recursos naturais, assim como cultural e étnica. Veja o mapa político da América do Sul:

Mapa político da América do Sul com os países e nomes em cores.

Países e capitais da América do Sul

Conheça todos os países e as capitais da América do Sul:

País Capital
Argentina Buenos Aires
Bolívia La Paz (administrativa), Sucre (constitucional)
Brasil Brasília
Chile Santiago
Colômbia Bogotá
Equador Quito
Guiana Georgetown
Paraguai Assunção
Peru Lima
Suriname Paramaribo
Uruguai Montevidéu
Venezuela Caracas

Há ainda dois territórios na América do Sul que pertencem à países europeus, são eles: a Guiana Francesa, que pertence à França, e as Ilhas Malvinas, que pertencem ao Reino Unido.

Veja também o mapa dos Estados Unidos.

Regiões da América do Sul

A América do Sul pode ser dividida em América Plantina, América Andina, Guianas e Brasil. Essa divisão leva em consideração as características geográficas do continente.

  • América Platina - são os países que fazem parte da Bacia do Rio Prata: Argentina, Paraguai e Uruguai;
  • América Andina - são países que tem parte da Cordilheira dos Andes no seu território: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela;
  • Guianas - territórios localizados no Planalto das Guianas, Guiana e Guiana Francesa;
  • Brasil - o país não se enquadra em nenhuma das regiões, estando sozinho em uma categoria própria.

Conheça também mapa-mundi.

Bandeiras dos países da América do Sul

Conheça as bandeiras de cada um dos países da América do Sul:

Bandeiras dos dozes países da América do Sul.

Veja também: bandeiras de todos os países do mundo.

Geografia da América do Sul

Conheça as características geográficas da América do Sul:

Mapa geográfico da América do Sul, com suas áreas verdes e relevo.

Vegetação da América do Sul

A América do Sul tem muita diversidade de tipos de vegetação, devido à sua vasta extensão territorial, diversidade geográfica, climática e de solos.

As principais formações encontradas na América do Sul são a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, o Cerrado, os Pampas, a Patagônia e a Floresta Valdiviana.

A Floresta Amazônica está localizada principalmente no Brasil, mas também está em partes da Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. É a maior floresta tropical do mundo, conhecida por sua biodiversidade.

A Mata Atlântica é encontrada ao longo da costa atlântica brasileira, é uma das florestas tropicais mais diversas, embora tenha sido degradada pela atividade humana. O Cerrado está na parte central do Brasil, é uma savana tropical com vegetação arbustiva e árvores espaçadas.

Os Pampas são encontrados na Argentina, Uruguai e sul do Brasil, são planícies cobertas por gramíneas e algumas árvores dispersas. É uma importante região agrícola e de pastagem.

A Patagônia é uma região de estepe, com áreas de gramíneas, arbustos e desertos. É conhecida por suas belas paisagens e clima severo. Fica localizada no sul da Argentina e do Chile

Já a Floresta Valdiviana é encontrada no sul do Chile e no sudoeste da Argentina, sendo uma floresta temperada, rica em biodiversidade, com vegetação composta por árvores como o alerce, a teca e a araucária.

Clima da América do Sul

Os climas da América do Sul são bastante diferentes ao longo do extenso território, variando conforme a localização. Os países mais próximos da Linha do Equador têm climas e subclimas equatoriais e tropicais.

Quanto se aproxima do sul do continente, mais temperado se torna o clima. Pode-se dizer que os principais climas do continente são:

  • Equatorial - caracteriza-se por altas temperaturas e chuvas abundantes ao longo do ano, acontece na região amazônica;
  • Tropical - temperaturas quentes durante todo o ano, com uma estação chuvosa no verão e uma estação seca no inverno, predominante no norte do Brasil, na Colômbia e na Venezuela;
  • Semiárido - é caracterizado por chuvas escassas e temperaturas elevadas, com secas frequentes, acontece no nordeste brasileiro e em partes do Peru e do Chile;
  • Subtropical - possui estações bem definidas, com verões quentes e invernos mais frios, encontrado no sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile;
  • Temperado - é caracterizado por temperaturas mais amenas e chuvas moderadas, acontece nas regiões de maior altitude dos Andes, como Equador, Peru e partes da Bolívia e Chile;
  • Frio de montanha - o clima é frio e árido, com temperaturas abaixo de zero e pouca chuva, é encontrado nas áreas mais altas dos Andes;
  • Frio de deserto - as temperaturas são extremamente quentes durante o dia e frias à noite, com chuvas escassas, encontrado nas áreas desérticas do Chile, Peru e Argentina.

Relevo da América do Sul

Assim como a vegetação e clima, o relevo sul-americano é muito diverso. As formações que mais se destacam são as Cordilheiras dos Andes, a mais longa do mundo, com 3.371.000 km²; o Planalto das Guianas, localizado em uma região de floresta ao norte do continente.

Há também os Planaltos Brasileiros, localizados na parte central do Brasil; e as Planícies Costeiras, com solos férteis e vegetação rica, como a Planície Amazônica.

Assim como as Bacias Sedimentares, como a Bacia do Amazonas e a Bacia do Paraná, ricas em recursos naturais; e o Deserto do Atacama, no norte do Chile, um dos desertos mais áridos do mundo.

Hidrografia da América do Sul

A América do Sul é banhada pelo Oceano Atlântico (leste) e Oceano Pacífico (oeste), e possui rios que deságuam nos dois oceanos. Os rios, assim como os mares, são importantes para as vidas das pessoas e a economia local.

Os rios mais relevantes do continente são: Rio Amazonas, o mais longo do mundo, Rio Orinoco, o mais importante da Venezuela, Rio Magdalena, na Colômbia, e Rio Paraná, Paraguai e Uruguai, que formam a segunda maior bacia hidrográfica da América do Sul.

O continente também tem lagos importantes, como o Lago Titicaca, localizado na Cordilheira dos Andes, entre a Bolívia e o Peru, e o Lagoa dos Patos, no sul do Brasil.

Veja também mapa da Europa, países da África e América do Norte.

Economia da América do Sul

Prédios e Avenida Paulista, em São Paulo, visto de cima.
São Paulo, no Brasil, maior cidade e centro financeiro da América do Sul.

A economia da América do Sul é principalmente baseada na agropecuária, realizada visando a exportação e também o consumo interno (em menor quantidade).

Os países exportam soja, café, cacau, açúcar, entre outros. As carnes brasileiras e argentinas, por exemplo, são conhecidas em todo o mundo por sua qualidade e sabor.

Os recursos de mineração também são fontes importantes para o enriquecimento da economia da região, sendo o Brasil um grande exportador de minério de ferro, bauxita, manganês e estanho, o Chile está entre os maiores de cobre, e o Peru, de prata e cobre.

A industrialização nos países da América do Sul começou somente no século XX e não está entre as mais desenvolvidas do mundo, mas tem conseguido crescer mais recentemente, sendo o Brasil o país mais industrializado dessa parte do continente.

Veja também mapa do Brasil e mapa da Colômbia.

História e cultura da América do Sul

Duas meninas, um menino e uma lhama, com roupas tradicionais peruanas sorriem.
Crianças peruanas com roupas tradicionais, em Cusco.

A América do Sul foi o lar de diversas civilizações indígenas avançadas, antes da chegada dos europeus. Por exemplo, as civilizações Incas, Maias, Tupis, Guaranis e muitas outras, cada uma com suas línguas, culturas e tradições.

A partir do século XV, essa parte do continente americano passou a ser explorada por países europeus por meio da colonização. Os espanhóis dominaram vastas áreas, incluindo o Império Inca, enquanto os portugueses colonizaram o Brasil. Outras nações europeias também estabeleceram colônias na região, como os ingleses, franceses e holandeses.

A colonização criou um processo de genocídio e escravização dos povos originários sul-americanos e dos africanos, trazidos para serem escravizados, especialmente no Brasil.

A independência dos sul-americanos só aconteceu no século XIX, nomes como os de Simón Bolívar e José de San Martín foram importantes para a formação de nações independentes como a Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela.

Após suas independências, os vários países do continente passaram por períodos de instabilidade política, guerras, ditaduras e conflitos territoriais. Os períodos de crescimento cultural, econômico e de desenvolvimento possibilitaram a estabilização e a melhora na qualidade de vida das pessoas.

A mistura de diversas culturas, europeia, africana, indígena e asiática, fizeram com que a América do Sul fosse uma região extremamente rica e diversa, tanto culturalmente, quanto etnicamente. O que criou música, dança, culinária, religião, arte e arquitetura únicas.

Como exemplo das ricas tradições culturais, tem-se, na música e na dança: o tango na Argentina, o samba no Brasil, a salsa na Colômbia e a música folclórica andina nos vários países dos Andes.

Pode-se também citar escritores renomados como Gabriel García Márquez (Colômbia), Mario Vargas Llosa (Peru), Isabel Allende (Peru/Chile) e Jorge Amado (Brasil).

Veja também:

Vinícius Marques
Revisão científica por Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Equipe do Significados
Edição por Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar