Maranata
Maranata é uma expressão de origem aramaica que, na tradução para a língua portuguesa, tem um significado semelhante a "vem, Senhor" ou "nosso Senhor vem".
Etimologicamente, o termo "maranata" surgiu a partir da junção de duas palavras do aramaico: marãn, que significa "nosso Senhor" ou "Messias virá", e athá, que quer dizer algo relativo a "Jesus está aqui".
A história cristã conta que, antes do surgimento de Jesus, quando um judeu encontrava outro cumprimentava-o dizendo "Marãn", que quer dizer "Nosso Senhor virá". No entanto, após o aparecimento de Jesus, quando o mesmo judeu, agora convertido a Jesus, encontrava outro judeu, acrescentava a palavra Athá depois de Marãn, formando a expressão Marãn athá, que significa algo como "o Messias veio, está aqui e retornará".
A expressão maranata está presente na Bíblia Sagrada cristã, precisamente no livro de I Coríntios 16:22 - "Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema. Maranata!" - em que foi utilizada pela primeira vez pelo apóstolo Paulo, conhecido também como São Paulo ou Paulo de Tarso.
A expressão maranata também era bastante utilizada durante os cultos sagrados para invocar a presença espiritual de Jesus Cristo durante as ceias.
Veja também: Igreja e Dia de Pentecostes.
- Significado de Amém
- Yeshua: significado, tradução e o que é
- Kadosh
- Yeshua Hamashia
- Jesus Cristo
- Novo Testamento
- Leão de Judá: significado do versículo bíblico
- Aba Pai: significado da expressão bíblica e o que é
- Tudo posso naquele que me fortalece (significado do versículo e explicação)
- 10 Mandamentos de Deus (e seus significados)