Significado de Mediador
O que é Mediador:
Mediador é o cargo que determinado indivíduo executa como intermediário entre duas partes distintas, que normalmente se opõem.
O mediador tem o papel de intervir na comunicação entre as partes conflituantes, com o objetivo de chegar a um acordo ou conciliação.
Para que a função do mediador seja justa, este deve ser totalmente imparcial durante o processo de mediação entre as partes.
Uma das principais características do mediador é a pacificidade, buscando focar as reuniões e conversas entre as partes conflituosas com organização e clareza.
Atualmente, existem profissionais destinados exclusivamente a agir como mediadores, em diversos ramos de trabalho.
Nas escolas, por exemplo, existe o cargo de mediador escolar ou professor mediador, que consiste num comportamento didático voltado para a descentralização do padrão “professor-aluno”, mas sim um modelo mais fluído de comunicação entre os docentes e discentes.
Já no âmbito religioso, os mediadores são considerados os indivíduos responsáveis em representar a comunicação entre os seres humanos (os mortais) e Deus (o divino).
Cada doutrina religiosa possui o seu representante religioso que se configura como um mediador.
Na religião católica, por exemplo, Jesus Cristo ficou imortalizado como o mediador máximo entre os homens e Deus. Já para os muçulmanos, o profeta Maomé pode ser considerado o grande mediador entre os seres humanos e Deus (Alá).
Ver também o significado de intervenção.