Medusa
A Medusa é uma criatura mitológica da Grécia Antiga, famosa por sua aparência aterrorizante e seu papel na história do herói Perseu. É a mais famosa das três irmãs conhecidas como Górgonas, filhas de Fórcis e Ceto, divindades marinhas.
As irmãs, consideradas monstros, tinham serpentes no lugar de cabelos. Seus corpos eram cobertos de escamas, com braços de metal e dentes grandes e pontiagudos. Segundo a mitologia, quem as olhasse diretamente seria transformado em pedra.
Medusa é uma criatura mitológica com muitas facetas, cujo significado vai além da simples figura de um monstro. Simboliza a punição pela beleza e o desejo, além da força feminina reprimida. Seu olhar petrificante desafia a ordem patriarcal, tornando-a um símbolo de resistência. O olhar de Medusa é uma metáfora do poder da beleza e do perigo da fascinação.
História da Medusa
Nas narrativas mitológicas, Medusa era originalmente uma bela mortal, sacerdotisa no templo de Atena. No entanto, ela foi seduzida por Poseidon, o deus dos mares, no próprio templo da deusa da sabedoria.
Atena, enfurecida com a profanação de seu santuário, transformou Medusa em um monstro horrendo: seu cabelo tornou-se um emaranhado de serpentes venenosas, seus dentes afiados e sua pele escamosa. Além disso, qualquer um que olhasse diretamente em seus olhos era instantaneamente petrificado.
Medusa e suas irmãs Esteno e Euríale, as Górgonas, eram temidas e moravam numa caverna, no extremo Oriente da Grécia, cercadas de homens e animais petrificados.
Mito de Perseu
O herói Perseu é conhecido por derrotar Medusa em uma de suas missões. Ele foi enviado pelo rei Polidectes para buscar a cabeça da Medusa, uma tarefa considerada impossível.
Com a ajuda de presentes dados pelos deuses, como as sandálias aladas de Hermes, um escudo polido de Atena e uma espada de Hades, Perseu conseguiu enfrentar Medusa. Usando o escudo como espelho para evitar olhar diretamente para ela, Perseu conseguiu decapitá-la.
Após sua morte, duas criaturas nasceram de seu sangue: o cavalo alado Pégaso e o gigante Crisaor, ambos filhos dela e de Poseidon.
Veja também: