Meio Ambiente: o que é, resumo, importância e preservação

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Professor de Biologia

O meio ambiente envolve todas as coisas com vida e sem vida que existem na Terra ou em alguma região dela e que afetam os outros ecossistemas existentes e a vida dos seres humanos.

O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados pelos componentes que fazem parte dele. Conheça os mais importantes:

Composição do meio ambiente

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), o meio ambiente é o conjunto de elementos físicos, químicos, biológicos e sociais que podem causar efeitos diretos ou indiretos sobre os seres vivos e as atividades humanas.

O meio ambiente é o conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural. Assim, o meio ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. Também fazem parte do meio ambiente os recursos naturais, como a água e o ar e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.

O meio ambiente é composto por quatro esferas diferentes: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.

A atmosfera é a camada ar que envolve o planeta, formada por gases como oxigênio, gás carbônico, metano e nitrogênio. A litosfera é a camada mais externa do planeta, formada pelo solo e por uma superfície rochosa, também chamada de crosta terrestre.

Já a hidrosfera inclui todas as águas do planeta (rios, mares, lagos, oceanos e etc.) e a biosfera é a camada referente à vida e engloba todas as formas de vida que existem na Terra.

Meio ambiente e ecologia

Na ecologia o meio ambiente é o ecossistema em que se desenvolve a vida de um organismo, ou seja, existem diversos tipos de ecossistemas nos quais os organismos vivem.

No meio ambiente existem vários fatores externos que influenciam a vida dos organismos. Assim, a ecologia é uma área que tem como objeto de estudo as relações existentes entre os organismos e o ambiente que os envolve.

Como preservar o meio ambiente?

A preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização e participação de todos os indivíduos de uma sociedade. A cidadania para a preservação do meio ambiente deve contemplar atividades e noções que contribuam para a conservação do meio ambiente.

Desta forma, é importante instruir e educar os cidadãos de várias idades, por meio de formação de consciência nas escolas e em outros locais.

Além da educação ambiental, a sustentabilidade é um dos fatores mais importantes para garantir a preservação do meio ambiente.

Preservação ambiental através da sustentabilidade

A sustentabilidade ambiental e ecológica é a manutenção do planeta Terra, é manter a qualidade de vida e manter o meio ambiente em harmonia com a existência das pessoas.

O próprio conceito de sustentabilidade sugere o uso consciente dos recursos da natureza, de forma que seja possível o acesso aos recursos ecossistêmicos por gerações futuras.

A sustentabilidade se refere às diversas medidas e estratégias que podem ser adotadas pela sociedade para que o meio ambiente seja preservado e seja considerado sustentável. Isso significa que devem ser encontradas formas de ação que permitam a coexistência das pessoas com a preservação do meio ambiente para que os recursos naturais não se esgotem.

Exemplos de como preservar o meio ambiente

São algumas medidas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente:

  • evitar todo tipo de poluição nas águas dos rios, mares, oceanos e lagos;
  • separar o lixo orgânico do lixo reciclável e os diferentes tipos de lixo reciclável;
  • fazer o consumo consciente de recursos como, a água e a energia elétrica;
  • evitar desastres ecológicos, como queimadas, derramamentos de óleo nas águas, desmatamentos e morte de animais;
  • diminuir a poluição e a emissão de gases poluentes;
  • usar energias reaproveitáveis e renováveis, como a solar, eólica (do vento) e hidrelétrica (das águas);
  • diminuir o consumo de alimentos e de produtos industrializados;
  • usar meios de transporte alternativos e menos poluentes, como a bicicleta e os transportes públicos;
  • construção de casas sustentáveis, que sejam preparadas para o uso de energias alternativas e renováveis.

sustentabilidade

Moinhos em parque eólico: transformação do vento em energia útil

Além dessas medidas, que podem ser adotadas por toda a sociedade, faz parte da conscientização da sustentabilidade a educação ambiental. A educação sobre a proteção do meio ambiente deve ser proporcionada aos cidadãos e às crianças para garantir a preservação do meio ambiente para as gerações futuras.

É importante que a sustentabilidade do meio ambiente seja cada vez mais uma prioridade para os políticos e para a sociedade em geral, para que a conservação do meio ambiente possa ser alcançada.

Saiba mais sobre a Natureza, a Sustentabilidade e veja alguns Exemplos de Sustentabilidade.

A importância da reciclagem para o meio ambiente

A reciclagem é um processo de grande importância para a preservação do meio ambiente. Através da reciclagem e da diminuição do lixo é possível reduzir a poluição do ar, da água e do solo.

O processo de reciclagem engloba a separação do lixo por categorias para que os resíduos possam ser reutilizados, dando origem a novos produtos. Podem ser usados na reciclagem materiais como: plástico, papel, vidro, papelão, madeira e metais em geral.

Os resíduos de lixo orgânico (lixo doméstico) podem ser utilizados para o processo de compostagem, que os transforma em adubo que pode ser usado no plantio de vegetais, legumes e frutas.

Uma das maneiras eficazes de ajudar na reciclagem é participar dos sistemas de coleta seletiva. A coleta seletiva recolhe o lixo orgânico e o não orgânico, que devem ser separados nas casas, empresas e indústrias.

Depois que o lixo é recolhido, é encaminhado para os locais adequados para que a reutilização seja feita conforme os tipos de materiais separados.

reciclagem

Separadores de lixo reciclável

Um dos maiores desafios relativos à reciclagem é conseguir educar os cidadãos para compreenderem que cada esforço, por menor que seja, tem um impacto positivo na preservação do meio ambiente.

Saiba mais sobre a Reciclagem e Coleta seletiva.

O meio ambiente e as políticas públicas ambientais

As políticas públicas relativas ao meio ambiente e sua preservação são da responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente (Governo Federal), das Secretarias de Meio Ambiente dos estados e dos municípios.

Esses órgãos são responsáveis por tomar medidas práticas relativas ao que é previsto na Política Nacional do Meio Ambiente e em outras leis que tratam do assunto. Eles fazem a fiscalização das atividades poluidoras, da extração de minerais e de outras atividades que prejudiquem a conservação dos ecossistemas e das áreas de reserva ecológica do país.

Para atingir esses objetivos existem programas ligados à preservação e recuperação do meio ambiente, à avaliação da qualidade da água e à fiscalização do uso dos recursos naturais.

Estes órgãos também são responsáveis por promover ações educativas em relação à educação ambiental, conceitos de ecologia e aumento da sustentabilidade das cidades.

Política Nacional do Meio Ambiente

No Brasil existe a PNMA - Política Nacional do Meio Ambiente (lei n.º 6.938/81). Esta política define o meio ambiente como um conjunto de condições, leis, influências e interações físicas, químicas e biológicas que permitem a existência de vida nas suas mais diferentes formas (artigo 3º, inciso I).

O objetivo da PNMA é definir critérios e mecanismos de ação que devem ser tomados pelos governos para garantir a preservação do meio ambiente.

São exemplos de objetivos previstos na lei:

  • fiscalização do uso e consumo dos recursos naturais;
  • controle da emissão de poluição no ambiente;
  • controle o uso consciente do solo, da água e do ar;
  • incentivo ao estudo e pesquisa na área ambiental;
  • proteção dos ecossistemas;
  • proteção, preservação e recuperação de áreas ameaçadas.

A PNMA também define quais devem ser as ações implementadas pelos governos para garantir a preservação do meio ambiente a partir da avaliação de impactos ambientais ocorridos e da definição de prioridades de ação.

São algumas medidas adotadas pela Política Nacional do Meio Ambiente:

  • previsão de que o agente causador de poluição deve reparar e indenizar os danos causados ao meio ambiente,
  • criação de um cadastro de dados sobre a qualidade do meio ambiente
  • criação de espaços de proteção e reserva ambiental.

Semana Mundial do Meio Ambiente

A Semana Mundial do Meio Ambiente é comemorada todos os anos na primeira semana do mês de junho, juntamento com as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). A data existe desde a publicação do Decreto 86.028 em 1981.

O objetivo da realização da Semana Mundial do Meio Ambiente é conscientizar a população sobre a importância da participação de todos os cidadãos na preservação do meio ambiente.

Veja também:

Rubens Castilho
Revisão científica por Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.
Outros conteúdos que podem interessar