Metamorfose
Metamorfose significa mudança, é a transformação de um ser em outro. De uma forma em outra.
No sentido figurado, metamorfose é a mudança considerável que ocorre no caráter, no estado ou na aparência de uma pessoa. É a transmutação física ou moral.
Metamorfose dos insetos
Os insetos sofrem metamorfose e passam por etapas intermediárias entre o ovo e o adulto. Alguns insetos passam por metamorfose incompleta. A eclosão do ovo libera uma ninfa razoavelmente parecida com o adulto, com menor tamanho e asas extremamente reduzidas. São exemplos de insetos com metamorfose incompleta os gafanhotos, os grilos, os cupins, os piolhos e percevejos.
A metamorfose completa inicia no ovo, onde sai uma larva, bem diferente do adulto. As larvas alimentam-se bastante, aumentam de tamanho e acumulam reservas. Posteriormente formam um casulo, quando param de se alimentar e consomem suas reservas. Nessa fase recebem a denominação de pupa ou crisálida, que continuam sua metamorfose até emergirem sob a forma adulta. Os principais representantes de metamorfose completa são borboletas e mariposas, moscas, pulgas, besouros e joaninhas, formigas, abelhas e vespas.
Metamorfose dos anfíbios
Na metamorfose dos anfíbios, observam-se diversas modificações, que do ovo passa para a larva, em seguida se processa o encurtamento relativo do intestino, relacionado com mudança de dieta de algas para insetos; o crescimento da língua; a formação das patas; o desaparecimento das brânquias e das fendas branquiais; e o surgimento da membrana timpânica, passando para a forma igual à adulta.
Veja também: Mimetismo