Metanoia
Metanoia significa a ação de mudar de ideia ou pensamento, ou seja, deixar de seguir ou acreditar em determinada coisa para vivenciar um novo modo de enxergar a vida, por exemplo.
Do ponto de vista teológico, a metanoia representa o processo de arrependimento e conversão do indivíduo para determinada doutrina. Consiste na reinterpretação que a pessoa tem da sua vida, seja moral, intelectual ou espiritual.
Para a religião, a metanoia é um processo constante e crescente que se inicia a partir do momento em que o indivíduo reconhece e aceita a sua fé na doutrina que lhe foi pregada.
Já para a psicologia, a metanoia é a mudança do modelo mental do indivíduo, representando um processo de reforma da psique da pessoa. A aprendizagem é a responsável por esta alteração, tanto de modo racional, intelectual, emocional e espiritual. Assim, pode-se dizer que a metanoia é uma transformação profunda do indivíduo, quando este altera a sua consciência do mundo, seja expandindo-a ou limitando-a.
A palavra metanoia tem origem no grego metanoein, formado a partir da união de metá, que significa "depois"; e νοῦς, que significa "pensamento" ou "intelecto". Assim, a interpretação literal deste termo seria semelhante a "mudar o próprio pensamento".