Mídia
Mídia consiste no conjunto dos diversos meios de comunicação, com a finalidade de transmitir informações e conteúdos variados.
O universo midiático abrange uma série de diferentes plataformas que agem como meios para disseminar as informações, como os jornais, revistas, a televisão, o rádio e a internet.
A mídia está intrinsecamente relacionada com o jornalismo, mas também com outras especialidades da comunicação social, como a publicidade. A propaganda também se apropria dos meios midiáticos para atingir os seus objetivos, visto que a mídia atinge e exerce uma enorme influência na vida dos indivíduos na contemporaneidade.
Na língua portuguesa, o termo “mídia” se originou a partir do inglês media, a versão simplificada de mass media, que consiste na expressão utilizada para se referir aos meios de comunicação em massa.
Porém, principalmente após o advento da internet, a mídia passou a ser mais heterogênea, pautando assuntos que não são de interesse exclusivo das grandes empresas de comunicação.
Com a chamada “mídia alternativa” online, assuntos que outrora eram ignorados pelos mass media passam a ser discutidos nas plataformas digitais.
Tipos de mídia
Atualmente, os comunicólogos dividem os tipos de mídia em duas principais categoriais: analógico e digital/eletrônico.
A principal diferença entre os dois modelos é a possibilidade do feedback através da mídia digital, presente na internet.
Na mídia analógica, também conhecida como mídia tradicional, o processo de comunicação é unilateral. O receptor fica praticamente incapacitado de responder e interagir com a informação ou conteúdo que recebe.
Ver também: o significado de Meios de Comunicação.
Mídias sociais
A mídia digital se desenvolveu com o surgimento da internet, facilitando a troca de informações entre os produtores midiáticos e os receptores. Além de possibilitar algo inédito e revolucionário na comunicação: a interação instantânea entre as duas partes.
As redes sociais (também conhecidas por mídias sociais), como o Facebook, Twitter, Instagram e blogs são, atualmente, os principais meios de comunicação digital existentes.
Ver também: o significado de Comunicação Social e Jornalismo.