Modos verbais

Igor Alves
Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

Os modos verbais indicam a atitude do falante em relação à ação expressa por um verbo. Refletem como o verbo se comporta em diferentes situações, como um fato certo, uma possibilidade, uma ordem, entre outras.

Em português, temos três modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo.

  • Modo indicativo: expressa fatos, certeza e realidade.
  • Modo subjuntivo: expressa dúvida, hipótese, desejo, possibilidade, incerteza.
  • Modo imperativo: expressa ordem, pedido, conselho, proibição.

Exemplos:

  • "Eu estudo todos os dias." (indicativo)
  • "Quero que você venha à festa." (subjuntivo)
  • "Não fale tão alto." (imperativo)

No primeiro exemplo, "estudo" está no presente do indicativo, mostrando uma ação habitual. No segundo, "venha" está no presente do subjuntivo, expressando desejo ou possibilidade com incerteza. Por fim, no terceiro, "fale" está no imperativo negativo, indicando uma ordem para não realizar a ação.

Modos verbais

Modo indicativo

O modo indicativo é utilizado para expressar ações consideradas certas ou habituais. É o modo mais comum, sendo utilizado em situações cotidianas. As ações no indicativo são vistas como fatos concretos, que podem ocorrer no presente, no passado (pretérito) ou no futuro.

Exemplos:

  • "Eu estudo todos os dias." (presente)
  • "Eu estudei ontem." (pretérito perfeito)
  • "Eu estudarei amanhã." (futuro do presente)

Modo subjuntivo

O modo subjuntivo expressa incerteza, possibilidade, desejo, dúvida ou situações hipotéticas. É o modo da subjetividade, sendo utilizado em orações subordinadas, após conjunções como "que", "se", "quando", etc. Pode ser utilizado no presente, no pretérito imperfeito e no futuro.

Exemplos:

  • "Espero que ela consiga o emprego." (presente)
  • "Se eu soubesse da festa, teria ido." (pretérito imperfeito)
  • "Quando ele chegar, avise-me." (futuro)

Modo imperativo

O modo imperativo é utilizado para expressar ordens, pedidos, conselhos ou instruções. Diferentemente dos demais modos, não possui tempos verbais. Divide-se em duas formas: o imperativo afirmativo e o imperativo negativo.

Exemplos:

  • "Estude para a prova!"
  • "Ajudem os mais necessitados."
  • "Não corra em casa."
  • "Não brinque comigo!"

Tabela dos modos verbais

Exercícios

1. O modo verbal que expressa uma atitude duvidosa, incerta é o:

a) Indicativo

b) Imperativo

c) Subjuntivo

d) Imperativo e subjuntivo

2. Marque a alternativa correta quanto aos modos verbais.

I) "Eu ando."

II) "Que eu ande."

III) "Ande rápido."

a) I imperativo, II subjuntivo, III indicativo

b) I indicativo, II subjuntivo, III imperativo

c) I subjuntivo, II indicativo, III imperativo

d) I imperativo, II indicativo, III subjuntivo

3. Leia:

“Não houve lepra, mas há febres por todas as terras humanas, sejam velhas ou novas. Onze meses depois, Ezequiel morreu de uma febre tifóide, e foi enterrado nas imediações de Jerusalém, onde os dois amigos da universidade lhe levantaram um túmulo com esta inscrição, tirada do profeta Ezequiel, em grego: “Tu eras perfeito nos teus caminhos”. Mandaram-me ambos o textos, grego e latino, o desenho da sepultura, a conta das despesas e o resto do dinheiro que ele levava; pagaria o triplo para não tornar a vê-lo. Como quisesse verificar o texto, consultei a minha Vulgata, e achei que era exato, mas tinha ainda um complemento: “Tu eras perfeito nos teus caminhos, desde o dia da tua criação”. Parei e perguntei calado: “Quando seria o dia da criação de Ezequiel?” Ninguém me respondeu. Eis aí mais um mistério para ajuntar aos tantos deste mundo. Apesar de tudo, jantei bem e fui ao teatro.”

(Machado de Assis , "Dom Casmurro")

Colocando-se a oração “...onde os dois amigos da universidade lhe levantaram um túmulo com esta inscrição (...) em grego: (...)”, na voz passiva, obtém-se a forma verbal:

a) era levantado

b) seria levantado

c) teria levantado

d) terão levantado

e) foi levantado

RESPOSTAS: 1 c), 2 b), 3 a)

Bibliografia:

  • CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Companhia Editora Nacional. 2009.
  • CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro, Lexikon, 2013.
  • TELLES, V. T. Curso prático de redação e gramática aplicada. Curitiba, Bolsa Nacional do Livro, 1984.

Veja também:

Igor Alves
Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
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