Significado de Música clássica
O que é Música clássica:
Música clássica é um gênero musical erudito, caracterizado pela complexidade da instrumentação e por ser representada sob a forma de sinfonia, ópera ou outros tipos de desenvolvimentos musicais.
Também conhecida por “música erudita”, os primórdios da música clássica podem ser remontados para o século IX, com base nas tradições da música sacra cristã ocidental. O seu crescimento tornou-se mais acentuado principalmente durante a Idade Média (entre o século XVI e XVIII).
Saiba mais sobre o significado de Erudito.
Não é uma tarefa fácil apontar os fatores que caracterizam a música clássica, visto que existem diversos tipos distintos de estilos, gêneros e formas que variam de acordo com o período histórico, por exemplo.
Mas, existem algumas características que podem ser tidas como típicas das músicas eruditas, como:
- A instrumentação: formada predominantemente por diversos instrumentos musicais. Por norma, as orquestras são conhecidas pela reprodução de músicas clássicas.
- A sociedade: tradicionalmente, a música clássica ficou associada como um “bem” das sociedades refinadas e de intelectuais, excluindo tudo o que seja popular e proletário.
- Técnicas de execução: ao contrário da música popular, manifestada através de canções, a música clássica é composta por sinfonias, óperas, sonatas, entre outras formas mais complexas de desenvolvimento musical.
- A apresentação dos espetáculos: normalmente, a atmosfera construída na apresentação de um concerto de música clássica é formal e solene, ao contrário do que acontece em shows de músicos populares, por exemplo.
Entre alguns dos principais compositores de músicas clássicas que ficaram marcados na história, destacam-se: Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin, entre outros.
Música clássica e Música popular
Existe uma grande polêmica entre estes dois estilos musicais, pois algumas pessoas consideram a música clássica uma manifestação artística, enquanto que a música popular não passa de um "entretenimento vulgar".
Porém, existem defensores da música popular e folclórica que consideram qualquer tipo de produção musical como uma forma de arte, não havendo a necessidade de construir uma “hierarquização preconceituosa” em torno dos estilos musicais.
Ver também: o significado de Cultura popular.