Não Obstante
Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".
Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro.
A locução "não obstante" faz parte das conjunções com valor adversativo ou concessivo e tem o mesmo sentido de "mas", "porém", "todavia", "entretanto", etc. A sua identificação muitas vezes é feita de acordo com o contexto em que a locução é utilizada.
"Inobstante" tem o mesmo significado de "não obstante". É um termo muito usado em textos jurídicos.
Em inglês, a locução "não obstante" pode ser traduzida por várias palavras, entre elas, notwithstanding, in spite of ou despite. Ex: Notwithstanding the heavy rain, we are still going to play soccer. - Não obstante a chuva forte, nós vamos jogar futebol.
Exemplos de frases com a locução "não obstante"
1. "Conduziu a uma velocidade acima da permitida por lei, não obstante, não conseguiu chegar a tempo".
2. "Não obstante os argumentos apresentados pelo grupo de funcionários, o chefe prosseguiu com o seu plano".
3. "São frequentes os avisos de perigo à excessiva exposição solar, não obstante, as pessoas continuam a não ter os cuidados necessários para evitar doenças".
4. "Não obstante as palavras duras do pai, continuava a não procurar emprego".
Veja também: