Natureza
A natureza é o mundo natural, o conjunto de fenômenos do mundo físico que não depende da intervenção humana para nascer ou se desenvolver.
Das menores partículas subatômicas até as galáxias do universo, tudo faz parte da natureza. Isso significa, os recursos minerais, as montanhas, os rios, os mares, as pedras, os seres vivos (como as plantas, animais e seres humanos), entre outros.
Também fazem parte da natureza os processos naturais, como o ciclo da água, a fotossíntese, a decomposição, a polinização, a erosão e os ciclos de nutrientes.
A natureza é essencial para a manutenção da vida na Terra. Todos os elementos naturais interagem e dependem uns dos outros, e é essa conexão que mantém o equilíbrio ecológico e a existência das espécies.
A palavra tem origem no termo do Latim Natura, que tem por significado qualidade essencial e aquilo que nasce de uma ação.
Importância da natureza e sua preservação
A natureza é essencial para a vida de todos os seres vivos que dependem dos seus recursos. Isto é, água potável, florestas, outros animais, alimentos, oxigênio, clima e solo fértil.
Além dos elementos naturais, os processos naturais como o ciclo da água, o ciclo do carbono e o ciclo dos nutrientes são fundamentais. São esses ciclos que regulam o clima, purificam a água, decompõem resíduos orgânicos e reciclam nutrientes essenciais, garantindo que os ecossistemas funcionem e estejam em equilíbrio.
Por exemplo, o processo natural da fotossíntese. É por meio dele que as plantas e vegetais conseguem captar gás carbônico do ar e eliminar oxigênio, o elemento químico necessário para a respiração dos humanos e dos animais.
Ecossistemas saudáveis possibilitam a existência de biodiversidade, em que cada espécie (de animais, plantas, fungos, bactérias, entre outros) tem uma função específica em uma complexa e da interdependente rede ecológica.
A perda da biodiversidade leva à degradação dos ecossistemas, que consequentemente deixam de ser capazes de produzir os recursos essenciais. A atividade humana tem provocado a mudança de muitos ecossistemas, tendo alguns, desaparecido por completo.
A Indústria, a agropecuária e a queima de combustíveis fósseis são grandes responsáveis pelo atual cenário de mudanças climáticas e de aquecimento global.
O modelo econômico de produção em larga escala libera muitos gases de efeito estufa na atmosfera. Esses gases dificultam o processo natural da Terra de refletir parte da radiação solar, aumentando a temperatura global, o que afeta os ecossistemas e causa mudanças climáticas.
Cientistas têm alertado para a necessidade de um consumo equilibrado de recursos, a aposta em energia limpa e o não desmatamento. Preservar a natureza e investir em uma economia sustentável é primordial para garantir a sobrevivência dos ecossistemas e suas espécies (inclusive, a humana), e evitar catástrofes climáticas.
Conceito da vida na natureza
A vida é um fenômeno da natureza, resultado de complexas interações entre componentes físicos e químicos que dão origem a seres organizados capazes de crescer, reproduzir-se, responder a estímulos e evoluir. Esses seres são as plantas, as bactérias, os fungos, os animais, entre outros.
Os chamados seres vivos também possuem organização celular e DNA, é esse material genético que vai garantir a hereditariedade de uma espécie por meio da reprodução.
Como a vida surgiu na natureza terrestre ainda é mistério, existem várias teorias científicas sobre o assunto. Acredita-se que a origem da vida na Terra tenha acontecido a partir de uma série de processos químicos e ambientais que ocorreram há bilhões de anos.
A Teoria da Sopa Primordial sugere que as primeiras moléculas orgânicas simples (como aminoácidos e nucleotídeos) teriam sido formadas a partir de compostos inorgânicos da atmosfera primitiva. A fonte de energia usada para essa alteração química teria sido os raios ou a atividade vulcânica.
Já a Hipótese de Panspermia diz que compostos orgânicos ou formas de vida microscópicas chegaram à Terra por meteoritos, sendo a origem da vida extraterrestre.
Há também a Teoria das Moléculas Autorreplicantes, na qual a vida teria começado com moléculas de RNA que se replicavam e evoluíam, sendo um precursor para sistemas biológicos mais complexos.
Contudo, nenhuma das teorias é conclusiva. O que a ciência consegue propor é que a combinação de condições favoráveis, fontes de energia e a presença de moléculas orgânicas essenciais na natureza terrestre convergiram para a existência da vida.
Conceito de natureza
O conceito geral de natureza abrange componentes físicos, biológicos e químicos, que constituem o universo e seus fenômenos. Contudo, não existem somente um conceito de natureza, mas vários, cada um a partir de uma visão específica sobre o que a constitui.
Na Física, que estuda as leis fundamentais da matéria e da energia, a natureza corresponde a um conjunto dos fenômenos naturais, por exemplo: a gravidade, a eletromagnetismo e a termodinâmica. As geociências olham a natureza por meio dos processos físicos que moldam a Terra.
Já a Biologia enxerga a natureza a partir da vida e nos processos de sua manutenção, observando as plantas, animais e outros seres vivos, além de sua interação com o ambiente natural. Na Química, a natureza é conceituada com base em processos que ocorrem ao nível molecular e atômico.
Portanto, o conceito geral de natureza é multidisciplinar, dinâmico e complementar. Todas essas e outras áreas veem a natureza como objeto de estudo a partir de diferentes pontos de vista.
Saiba mais sobre: