O que é e como como se forma a Neve
A neve é um fenômeno meteorológico que acontece em condições de intenso frio e umidade. A neve se forma quando o vapor d'água da nuvem se transforma em cristais de gelo, que se agrupam e formam os flocos de neve.
Para que a neve aconteça, a temperatura da nuvem deve estar abaixo de 0 ºC. Além disso, a temperatura do ar até a superfície terrestre deve ser fria o suficiente para que a neve não derreta depois que os flocos caem da nuvem.
Como se forma a neve
Para que a neve se forme, duas condições são fundamentais: a temperatura deve estar abaixo de zero e deve haver umidade suficiente para a formação dos cristais de gelo.
A formação da neve acontece dentro da nuvem. Quando a temperatura da nuvem é baixa, as gotículas de vapor de água se transformam diretamente em gelo, isto é, sem que a água passe pela fase líquida.
A gotícula congelada é um cristal de gelo. Esse cristal de gelo vai se unindo à outras gotículas de vapor que também se congelam, formando os flocos de neve. Os cristais e flocos de neve são estruturas hexagonais de formas variadas.
Entenda mais sobre temperatura.
A forma hexagonal é decorrente da ligação em estado sólido entre os átomos que compõem a água: dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O). O formato dessas estruturas depende da quantidade de água e da temperatura do ar.
A neve se inicia quando os flocos atingem tamanho e peso suficientes para caírem da nuvem em direção à superfície da Terra. Mas nem todo floco de neve que sai da nuvem, chegará ao solo como os tradicionais flocos brancos de neve.
Isso porque, caso a temperatura da atmosfera seja superior à 0 ºC, o gelo pode derreter antes de atingir o solo. Para que os flocos de neve cheguem ao chão, a temperatura do ar durante todo o percurso deve estar abaixo de 0 ºC.
Confira o que acontece com os flocos de neve em diferentes condições do ar:
- Ar quente: caso a temperatura do ar seja superior a 0 ºC, os flocos de neve irão se derreter total ou parcialmente, podendo chegar ao solo na forma de granizo ou mesmo chuva.
- Ar úmido: se o ar é úmido e a temperatura é próxima a 0 ºC, os flocos de neve se juntam com facilidade, formando grandes flocos de neve. Esses flocos são mais fofos e ideais para fazer bonecos de neve.
- Ar frio e seco: quando os flocos de neve caem em uma atmosfera seca e muito fria, adquirem uma textura semelhante ao pó e não se juntam facilmente. Essa é a neve ideal para esquiar.
Veja também: oxigênio.
Onde existe neve?
A neve é um fenômeno que acontece em regiões de clima frio ou temperado, em regiões próximas aos trópicos. Também é possível encontrar neve em zonas de média ou elevada latitude.
Apesar de ser um país tropical, em alguns locais do Brasil é comum a ocorrência da neve durante o inverno. Isso acontece, especialmente, nos planaltos serranos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Entenda o que é clima.
Consequências negativas da neve
Apesar da beleza, a neve pode ser um problema, especialmente em lugares onde se neva muito. Um dos grandes perigos é que a neve úmida e em temperaturas entre -5 ºC e 2 ºC deixa as pistas muito escorregadias, causando derrapagem de veículos.
Em temperaturas mais baixas e condições atmosféricas mais secas não é comum que as pistas fiquem escorregadias. Nesses casos, o problema é o acúmulo de neve, que pode impedir a locomoção das pessoas e veículos.
Curiosidades sobre a neve
- As avalanches ocorrem quando uma grande quantidade de neve acumulada em um local íngreme, sofre a ação da gravidade e se desloca de maneira rápida e violenta.
- Grandes quantidades acumuladas de neve podem demorar para derreter devido à capacidade de reflexão da luz do gelo. A superfície do gelo reflete, em média, 90% da energia que incide sobre ela.
- Apesar da cor do gelo ser translúcida, nós enxergamos a neve branca porque toda a luz é refletida de volta para nossos olhos.
- Apesar de feitos de gelo, os iglus podem garantir temperaturas muito mais altas em comparação com a parte externa e isso se deve ao isolamento térmico produzido pelo gelo.
- Nevascas acontecem quando há queda de muitos flocos de neve durante a ocorrência de ventos muito fortes.
Veja também: iglu.