O bom filho a casa torna: significado da frase
"O bom filho a casa torna" é um ditado popular utilizado para expressar o ato de voltar a fazer algo que já era acostumado a fazer, ou visitar e estar num lugar já habitual.
Uma das principais dúvidas sobre esta frase está no uso da crase na letra "a". Segundo o português moderno, a crase é utilizada quando uma preposição e artigo iguais se fundem ("a" + "a").
No entanto, em "o bom filho a casa torna" não há o uso de crase, pois não existe um artigo antes da palavra "casa". A letra "a" uma preposição que reage com o verbo "torna" ("torna a algum lugar", por exemplo).
A palavra "casa", quando possui o sentido de "lugar onde se mora", "habitação própria", dispensa o uso de artigo. Assim sendo, por não haver um artigo para se "fundir" com a preposição "a", não ocorre o uso da crase.
No âmbito religioso, esta expressão está relacionada com a famosa parábola do "Filho Pródigo", descrita na bíblia sagrada cristã, no livro de Lucas 15: 11 – 32.
A parábola conta a história de dois filhos que, igualmente, recebem suas heranças antecipadas pelo pai. Um dos filhos, no entanto, resolve pegar todo o dinheiro que recebeu e sair de casa, abandonando a família para aproveitar as luxúrias do mundo.
Um tempo depois, após gastar toda a economia que tinha em futilidades, viu-se sozinho e desamparado, reconhecendo o verdadeiro valor da família e arrependendo-se por deixar o pai em troca de mediocridades.
Ao voltar para casa arrependido, o pai recebe-o com muita alegria, ficando feliz em ver que "o bom filho a casa torna".
Para os cristãos, esta história representa o princípio do arrependimento. Ou seja, mesmo as pessoas consideradas pecadoras e desvirtuadas do chamado "caminho de Deus", caso se arrependam, serão recebidas de braços abertos pelo Salvador.
Significa também a representatividade de um Deus bondoso e misericordioso, que não guarda rancor e sabe perdoar e amar todos os seus filhos, inclusive os mais "rebeldes".
Veja também: