Orações Subordinadas Adverbiais

Igor Alves
Igor Alves
Professor de Língua Portuguesa

As orações subordinadas adverbiais funcionam como adjuntos adverbiais, ou seja, complementam o sentido da oração principal ao indicar circunstâncias como causa, tempo, finalidade, condição, etc.

Exemplos:

  • "Não fui à escola porque estava doente."
  • "Se chover, não iremos ao parque."
  • "Embora estivesse cansado, terminou o trabalho."

No primeiro exemplo, a oração subordinada "porque estava doente" explica a razão pela qual a pessoa não compareceu à escola. Temos, assim, uma oração subordinada adverbial causal.

Já no segundo, a oração subordinada "Se chover" estabelece uma condição para a ação expressa na oração principal, indicando que a decisão de não ir ao parque depende da ocorrência da chuva. É, deste modo, uma oração subordinada adverbial condicional.

Por fim, no terceiro, a oração "Embora estivesse cansado" mostra que, apesar da fadiga, a pessoa conseguiu completar a tarefa. Trata-se, portanto, de uma oração subordinada adverbial concessiva.

As orações subordinadas adverbiais, que expressam diferentes circunstâncias, são divididas em nove tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais e proporcionais. Essa classificação se baseia na relação que estabelecem com a oração principal.

Oração subordinada adverbial

Orações subordinadas são aquelas que dependem de uma oração principal para ter sentido completo. São classificadas em três grupos: adverbiais, adjetivas ou substantivas, dependendo da função sintática que exercem na frase.

Classificação das Orações Subordinadas Adverbiais

As orações subordinadas adverbiais são iniciadas por conjunções subordinativas, que têm a função de ligar a oração principal à subordinada, estabelecendo entre elas uma relação de dependência.

Essa relação pode expressar diversas circunstâncias, como tempo, causa, condição, concessão, etc., o que permite classificar as orações subordinadas adverbiais em nove tipos distintos, que veremos a seguir.

Oração Subordinada Adverbial Concessiva

Indica uma concessão, ou seja, algo que poderia impedir a ação, mas não o faz. Usam conjunções como embora, ainda que, mesmo que.

Exemplos:

  • "Juliete foi à festa embora estivesse cansada."
  • "Cristóvão terminou o projeto mesmo que tivesse pouco tempo."
  • "Os alunos participaram da atividade ainda que estivesse chovendo."

Oração Subordinada Adverbial Temporal

Expressa o momento em que a ação ocorre em relação à oração principal. São introduzidas por quando, enquanto, assim que, desde que, entre outras.

Exemplos:

  • "Vou sair quando a chuva passar."
  • "Assim que terminar o trabalho, irei para casa."
  • "Desde que começou o verão, ele vai à praia todos os dias."

Oração Subordinada Adverbial Causal

Indica a causa do que é expresso na oração principal. Geralmente, são introduzidas por conjunções como porque, já que, uma vez que.

Exemplos:

  • "Márcia foi para casa porque estava cansada."
  • "Zeca não veio à reunião porque estava doente."
  • "Decidimos cancelar o passeio já que o tempo estava ruim."

Oração Subordinada Adverbial Consecutiva

As orações subordinadas adverbiais consecutivas indicam a consequência do que é afirmado na oração principal, usando tão... que, de forma que, de modo que.

Exemplos:

  • "Mamãe estava tão cansada que dormiu na hora."
  • "O filme foi tão emocionante que todos ficaram sem palavras."
  • "Henrique estudou de forma que conseguiu uma ótima nota no exame."

Oração Subordinada Adverbial Proporcional

Indica uma relação de proporcionalidade entre as ações das orações, com conjunções como à medida que, quanto mais... mais, à proporção que.

Exemplos:

  • "À medida que estudava, mais confiava em sua capacidade."
  • "Quanto mais treinava, melhor ficava seu desempenho."
  • "À proporção que o tempo passava, eles se tornavam mais próximos."

Oração Subordinada Adverbial Condicional

Expressa uma condição para que a ação da oração principal ocorra. São introduzidas por se, caso, contanto que.

Exemplos:

  • "Você terá sucesso se se esforçar."
  • "Podemos sair para caminhar se o tempo estiver bom."
  • "Afonso te ajudará caso precise de suporte."

Oração Subordinada Adverbial Conformativa

As orações subordinadas adverbiais conformativas indicam conformidade ou acordo com algo. Conjunções: conforme, segundo, como, consoante, de acordo.

Exemplos:

  • "Tereza organizou o evento conforme as instruções recebidas."
  • "De acordo com as regras, todos devem usar uniforme."
  • "O texto foi escrito como o professor orientou."

Oração Subordinada Adverbial Final

Expressa a finalidade ou objetivo da ação na oração principal, sendo introduzidas por para que, a fim de que.

Exemplos:

  • "Horácio estudou muito para que fosse aprovado."
  • "Eles economizaram dinheiro a fim de que pudessem viajar nas férias."
  • "Fez silêncio para que o bebê continuasse dormindo."

Oração Subordinada Adverbial Comparativa

Fazem uma comparação entre a oração subordinada e a principal. São introduzidas por como, tal qual, mais do que, tão... quanto.

Exemplos:

  • "Jaime corre mais rápido do que você imagina."
  • "Eliana é tão dedicada quanto o irmão."
  • "Minha prima é tão esforçada quanto o irmão."

Exercícios

Questão 1

Qual das alternativas apresenta uma oração subordinada adverbial concessiva?

a) Se chover, não iremos à praia.

b) Chegou cedo para que pudesse ajudar.

c) Estudou tanto que passou no vestibular.

d) Embora estivesse cansado, terminou o trabalho.

Questão 2

Assinale a alternativa em que a oração subordinada adverbial expressa consequência:

a) À medida que estudava, mais sabia.

b) Estudou tanto que passou no vestibular.

c) Se você estudar, passará no vestibular.

d) Embora estivesse cansado, terminou o trabalho.

Questão 3

Qual das alternativas apresenta uma oração subordinada adverbial temporal?

a) Como estava doente, faltou à escola.

b) Quando você chegar, me avise.

c) Estudou tanto que passou no vestibular.

d) Se você estudar, passará no vestibular.

Bibliografia:

  • BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 1999.
  • CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Edições João Sá da Costa, 1991.

Veja também:

Igor Alves
Igor Alves
Educador desde 2009, professor de Língua Portuguesa licenciado pela Universidade Federal do Pará. Criador de conteúdos online desde 2021.
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