Significado de Ortodoxia
Ortodoxia é a condição de cumprimento absoluto com todas as decisões, preceitos e ideais de certo padrão ou dogma considerado tradicional, de modo rigoroso e rígido.
Para os pensadores ortodoxos, a visão apresentada pela ortodoxia é tida como a única correta, pois seria baseada em princípios metafísicos e científicos.
Este termo é normalmente associado à uma doutrina cristã, que é caracterizada por seguir rigorosamente todas as normas tradicionais da igreja.
No entanto, a ortodoxia pode ser interpretada a partir de um ponto de vista pejorativo, quando passa a ser uma doutrina ou comportamento que nega a adaptação as realidades alheias ou ao que é novo.
Ortodoxia econômica
A economia ortodoxa é um modelo de pensamento econômico presente nos estudos relativos a esta ciência.
A ortodoxia econômica é aquela que segue todos os ideais e teorias clássicas da ciência econômica, aplicando apenas aquilo que segue os ensinamentos catalogados.
A chamada economia heterodoxa, por sua vez, é o modelo de pensamento antagônico à economia ortodoxa.
Os heterodoxos não se limitam apenas às teorias clássicas e neoclássicas, mas também fazem experimentações e partem de pressupostos keynesianos ou marxistas, por exemplo.
Igreja ortodoxa
A Igreja Ortodoxa, também conhecida por Igreja Ortodoxa Oriental, é considerada uma igreja cristã, assim como a católica, no entanto ambas se diferenciam pela postura mais rigorosa, rígida e, às vezes, severa da ortodoxa.
Saiba mais sobre o significado de Igreja Ortodoxa.
Ortodoxia e Ortopraxia
A ortodoxia é a ideia da crença ou religião correta, enquanto que ortopraxia seria a prática correta de uma crença.
Etimologicamente, ortopraxia se originou a partir da junção dos termos órthos, que significa “reto”, e praxe, que quer dizer “prática”.