Oxalá
Oxalá é um orixá, uma divindade, cultuada nas religiões brasileiras de matriz africana, Candomblé e Umbanda. É o criador do universo e também o orixá mais poderoso.
Oxalá pode receber outros nomes, como Orixalá e Obatalá. Ele foi o primeiro dos orixás, o que recebeu a missão de criar o universo e também os seres humanos. Por isso, é chamado de pai Oxalá.
A palavra oxalá também é utilizada como interjeição para expressar o desejo que algo aconteça. É sinônimo de "tomara" ou "queira Deus".
A palavra tem origem na expressão árabe in shaa Allaah, cujo significado é “se Deus quiser”. Em espanhol teve desenvolvimento semelhante e deu origem à palavra ojalá, exatamente com o mesmo significado de oxalá em português.
Oxalá na Umbanda, no Candomblé e no sincretismo
Oxalá é um dos orixás mais importantes das religiões afro-brasileiras, o candomblé e a umbanda. Trata-se de uma entidade divina andrógina, que representa as energias da criação da natureza e personifica o céu.
O culto a oxalá normalmente acontece nas sextas-feiras, sua cor é o branco. No sincretismo religioso, em uma associação à devoção católica, é visto como Jesus Cristo e celebrado como Nosso Senhor do Bonfim, uma importante festa de tradição religiosa na Bahia.
Segundo a crença, são atribuídas ao orixá as funções de criação e reprodução. É esse o sentido da palavra no poema "Meu Pai Oxalá" de Vinícius de Moraes, que deu origem à canção em parceria com Toquinho.
Quem é Oxalá
A mitologia iorubá conta que Olódùmarè (também chamado de Olorum - Deus) deu a Oxalá a missão de criar o universo. Oxalá foi o primeiro orixá e é o criador de tudo, inclusive dos seres humanos (que foram criados a partir do barro).
A esposa de Oxalá é Iemanjá, juntos tiveram os outros orixás. Desse casamento, também nasceu a linha do horizonte, separando o céu e o mar.
Oxalá é chamado pai de todos. É a divindade da razão e da sabedoria. Para os praticantes das religiões de matriz africana, é especialmente chamado pelos doentes, pois é o orixá que cuida tanto da saúde física, quanto da mental.
Saudação a Oxalá
A saudação dada a Oxalá tem várias versões, pode ser "èpao èpa bàbá", em iorubá, ou "êpa êpa, babá", "êpa babá" ou ainda "exê babá".
Todas as saudações têm significado semelhante, exclamam "salve o pai" ou ainda "obrigado, pai".
Veja também:
- Oxóssi: quem é e o que significa (Umbanda e Candomblé)
- Orixás: o que são e história na Umbanda e no Candomblé
- Iemanjá: quem é, história e significado (Umbanda e Candomblé)
- Exu: quem é, características e significado na Umbanda
- Diferenças entre Candomblé e Umbanda
- Oxum: quem é, história e significado na Umbanda
- Candomblé
- Iansã: quem é a deusa dos ventos das religiões afro-brasileiras
- Ogum: quem é e o seu significado (na Umbanda, Candomblé e Sincretismo)
- Umbanda