Paisagem Cultural
O que é paisagem cultural:
Paisagem cultural é uma paisagem que combina elementos culturais e naturais dentro de um recorte territorial. Também chamada de paisagem antrópica ou humanizada, a paisagem cultural é o resultado da interação do homem com a natureza.
Um dos exemplos de paisagem cultural é a cidade do Rio de Janeiro, onde é possível encontrar paisagens que combinam elementos naturais com intervenções humanas.
Criada pela UNESCO em 1992, a paisagem cultural é uma categoria utilizada para a preservação do Patrimônio Cultural.
Paisagem cultural e a preservação do patrimônio
Paisagem cultural é uma categoria para a preservação do patrimônio, criada pela UNESCO e regulamentada no Brasil em 2009, pela portaria nº 127. A partir do estabelecimento dessa chancela, paisagem cultural tornou-se um instrumento de preservação do patrimônio brasileiro.
De acordo com a legislação brasileira, a paisagem cultural é:
Porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores.
O órgão responsável pelo reconhecimento de uma paisagem cultural é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a responsabilidade de preservar esses ambientes é tanto dos gestores públicos quanto da comunidade.
Podemos citar como exemplos de paisagens culturais do Brasil a relação entre o candando e o cerrado, o sertanejo e a caatinga, o boiadeiro e o pantanal e o gaúcho e o pampa.
Conheça melhor o cerrado, a caatinga, o pantanal e o pampa.
Paisagem cultural brasileira e a sua preservação
A UNESCO possui uma lista de paisagens culturais reconhecidas ao redor do mundo. No Brasil, destaca-se a cidade do Rio de Janeiro, que em 2012 foi a primeira área urbana do mundo a receber a chancela de paisagem cultural pela organização.
Além disso, a UNESCO concedeu o título de paisagem cultural ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e a Paraty e Ilha Grande, no Rio de Janeiro.
Outros exemplos de paisagens culturais reconhecidas fora do Brasil são: a zona cafeeira na Colômbia, as antigas instalações de produção de tequila no México, as plantações de arroz nas Filipinas e a cidade de Sintra, em Portugal.
Diferenças entre paisagem cultural e paisagem natural
Uma paisagem natural é aquela onde predominam os elementos naturais e onde houve pouca ou nenhuma intervenção humana. Nesses casos, as paisagens são resultado da ação da natureza e suas modificações são decorrentes dos fenômenos ambientais.
Uma paisagem cultural, por sua vez, é aquela onde o homem provocou mudanças. Essas mudanças são decorrentes das formas que o ser humano desenvolveu suas atividades de alimentação, comunicação, cultura e locomoção.
É importante salientar que a paisagem cultural pode ser bastante dinâmica, pois a maneira como o homem interage com o seu meio e as técnicas que utiliza para a sua sobrevivência mudam constantemente e essas mudanças se refletem no território.
Saiba mais sobre paisagem natural.
O que é paisagem?
Para a geografia, paisagem é a configuração de diversos elementos em um determinado espaço e que podem ser percebidos pelos nossos cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição.
Uma paisagem pode ser composta de montanhas, árvores, construções, animais, etc. Os sentidos podem percebê-la pelo toque, pelos sons dos pássaros, pela própria visão, pelo cheiro de grama molhada após uma chuva e até mesmo, pelo sabor de uma fruta colhida no pé.
Saiba mais sobre Espaço Geográfico.
- Paisagem Natural
- O que é Patrimônio Cultural Brasileiro
- Entenda o que é Diversidade Cultural
- Diferença entre Cultura Material e Imaterial (e exemplos no Brasil)
- Identidade Cultural
- Significado de Tchutchuca
- Futevôlei
- 7 maneiras de exercer cidadania
- O que é uma Piriguete
- Épico: o que significa este gênero literário