Países da África

Vinícius Marques
Revisão por Vinícius Marques
Professor de Geografia

Os países da África são as 54 nações localizadas no continente africano, que é o terceiro maior continente com cerca de 30.370.000 km².

Esses países têm grande diversidade étnica, cultural, linguística e geográfica. Alguns exemplos de países africanos são: Nigéria, África do Sul, Egito, Quênia, Etiópia, Marrocos, Gana, entre outros.

Há também países africanos falantes de português, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Assim como o Brasil, esses países foram colonizados por Portugal e atualmente fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Algumas pessoas ainda confundem a África como um único país, entretanto, trata-se de um continente com vários países, cada um com sua própria história, governo, economia e sociedade.

Veja o mapa político da África:

Mapa político da África, com o nome de todos os países em diferentes cores.

Países da África e suas capitais

País Capital País Capital
África do Sul Pretória (administrativa), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária) Malaui Lilongwe
Angola Luanda Mali Bamako
Argélia Argel Marrocos Rabat
Benin Porto Novo Maurícia Port Louis
Botsuana Gaborone Mauritânia Nouakchott
Burkina Faso Ouagadougou Moçambique Maputo
Burundi Gitega Namíbia Windhoek
Cabo Verde Praia Níger Niamei
Camarões Yaoundé Nigéria Abuja
Chade N'Djamena Quênia Nairobi
Comores Moroni República Centro-Africana Bangui
Costa do Marfim Yamoussoukro República Democrática do Congo Kinshasa
Egito Cairo República do Congo Brazzaville
Eritreia Asmara Ruanda Kigali
Essuatíni Lobamba (administrativa) e Mbabane (executiva) São Tomé e Príncipe São Tomé
Etiópia Adis Abeba Seicheles Victoria
Gabão Libreville Senegal Dakar
Gâmbia Banjul Serra Leoa Freetown
Gana Acra Somália Mogadíscio
Guiné Conacri Sudão Cartum
Guiné-Bissau Bissau Sudão do Sul Juba
Guiné Equatorial Malabo Tanzânia Dodoma (legislativa), Dar es Salaam (executiva)
Jibuti Jibuti Togo Lomé
Lesoto Maseru Tunísia Túnis
Libéria Monróvia Uganda Kampala
Líbia Trípoli Zâmbia Lusaka
Madagascar Antananarivo Zimbábue Harare

Veja também: mapa-mundi, mapa da Europa, mapa do Brasil.

Regiões da África

Mapa das regiões africanas divididas nas cores amarelo, azul, laranja, verde e rosa.

A África tem cerca de 1,2 bilhões de habitantes, divididos em 54 países. É o segundo maior continente em número de pessoas. O continente africano tem em cinco regiões principais, conforme a sua localização:

  • África Setentrional ou do Norte - composta pelos países Argélia, Egito, Líbia, Marrocos, Sudão e Tunísia. A região é banhada pelo Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho e Oceano Atlântico. É nela que também está o vale do Rio Nilo;
  • África Ocidental - formada por Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa, São Tomé e Príncipe e Togo. Está localizada na região oeste do Deserto do Saara, sendo banhada pelo Oceano Atlântico;
  • África Central - composta por Angola, Camarões, Chade, República Democrática do Congo, República do Congo e República Centro-Africana. Está localizada na região do Saara, mas também tem regiões de savana e florestas equatoriais e tropicais;
  • África Oriental - formada pelos países Burundi, Eritreia, Etiópia, Jibuti, Madagascar, Quênia, Ruanda, Seicheles, Somália, Tanzânia e Uganda. Trata-se de uma região tropical, banhada pelo Oceano Índico;
  • África Meridional ou Austral - composta pela África do Sul, Botsuana, Comores, Lesoto, Malaui, Moçambique, Namíbia, Essuatíni, Zâmbia e Zimbábue. É banhada pelos Oceanos Atlântico e Índico.

A África também pode ser dividia em duas grandes regiões: África do Norte (localizada no norte do continente) e África Subsaariana (composta pelos países localizados no Deserto do Saara e abaixo dele).

Veja também: bandeira de todos os países do mundo.

História da África

Pirâmides do Egito, vistas de frente, sob o céu azul claro.
O Antigo Egito foi uma das grandes civilizações africanas.

A história africana é vasta e complexa, abrangendo milênios de desenvolvimento humano, cultural, interações comerciais e conflitos. Pode-se dizer que a história africana começou há milhares de anos.

Foi lá, há cerca de 2,5 milhões de anos, que espécie humana começou a se desenvolver como Homo habilis. A evolução levou ao Homo sapiens, com os humanos modernos surgindo na África Oriental há 200.000 anos.

A África tem uma história de civilizações antigas e avançadas. No Egito, por exemplo, cresceu às margens do rio Nilo uma das maiores civilizações que já existiu, com forte poder e influência inclusive fora de suas fronteiras, deixando um legado de arte, arquitetura e avanços tecnológicos.

Outras civilizações importantes existiram, como o Reino de Kush (Núbia), no território atual do Sudão e do sul do Egito, e o Império de Axum, na região da atual Etiópia e Eritreia. Essas civilizações foram centros de comércio, cultura e poder político.

Essas e outras sociedades africanas eram fortes no comércio, tendo rotas que ligavam o continente ao Oriente Médio, Ásia e a Europa, fazendo trocas de minérios e especiarias.

A partir do século XV, a África foi vítima da colonização europeia. Países como Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Bélgica e Alemanha se impuseram aos locais, explorando os recursos naturais e as pessoas, estabelecendo colônias.

O período colonial criou o comércio transatlântico de pessoas escravizadas, um dos maiores crimes contra a humanidade, no qual milhões de africanos foram capturados e vendidos para trabalhar forçadamente nas Américas, especialmente no Brasil.

Após a Segunda Guerra Mundial, movimentos de independência ganharam força em toda a África, muitos países conquistaram independência das explorações coloniais nas décadas de 1950, 1960 e 1970.

Atualmente, a África enfrenta desafios como conflitos armados, pobreza, instabilidade política e as recentes mudanças climáticas. Contudo, vários países africanos têm registrado boas taxas de crescimento econômico e avanços na educação e na saúde, com a África conseguindo conquistar um papel no cenário global.

Veja também países da América Central, da América Latina, da América do Norte e da Oceania.

Curiosidades sobre a África

Grupos de zebras se alimenta na savana africana.
As zebras na savana, animais e bioma típicos da África.

Conheça algumas curiosidades sobre a África e seus países:

  • Berço da humanidade - a África Oriental, na região da Tanzânia, é conhecida como o berço da humanidade, lá foram encontrados alguns dos fósseis mais antigos de ancestrais humanos, como Lucy, um Australopithecus afarensis, e Turkana Boy, um Homo erectus.
  • O maior deserto quente do mundo fica na África - o Deserto do Saara ocupa aproximadamente 30% do continente, em uma área de 9.200.000 km², estando no território da Árgélia, Chade, Líbia, Egito, Marrocos, Mali, Mauritânia, Tunísia, Niger e Sudão.
  • Origem do café - o café é um fruto africado, originário da Etiópia, onde crescia naturalmente nas regiões mais montanhosas;
  • Fauna rica - a África é o lar de uma rica variedade de animais, algumas espécies únicas são originais do continente, como os elefantes africanos, rinocerontes, leões, leopardos, búfalos, girafas, hipopótamos e zebras
Vista de Lagos, na Nigéria, com seus prédios e áreas verdes.
Lagos, capital da Nigéria, cidade mais populosa da África com cerca de 8 milhões de habitantes.
  • Porta do Não Retorno - em Benin, há um monumento com este nome, onde, segundo a tradição local, os africanos que seriam escravizados passavam para embarcar nos navios negreiros rumo as Américas;
  • Grandes civilizações antigas - antes da era colonial, a África possuía várias grandes civilizações, incluindo o Antigo Egito, o Império do Mali, o Império Axumita, o Reino de Kush, o Império Songhai e muitos outros. Essas civilizações contribuíram significativamente para a arte, arquitetura, ciência e filosofia;
  • Medicina tradicional africana - comunidades africanas têm conhecimentos sofisticados de medicina tradicional, que fazem uso de ervas medicinais e outros procedimentos para tratar doenças e promover o bem-estar.

Saiba mais sobre:

Vinícius Marques
Revisão científica por Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.
Equipe do Significados
Edição por Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar