Significado de Paradigma
O que é Paradigma:
Paradigma é um modelo ou padrão a seguir.
Etimologicamente, este termo tem origem no grego paradeigma que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação.
São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.
O termo surgiu inicialmente em Linguística na teoria do signo linguístico criada por Ferdinand de Saussure, na qual relacionava o signo ao conjunto de elementos que constituem a língua.
O paradigma seria o conjunto de elementos linguísticos que podem ocorrer no mesmo contexto ou ambiente. Os elementos são substituídos por outros que vão ocupar a mesma posição.
Por exemplo, na Gramática o verbo “cantar” serve de paradigma à primeira conjugação porque irá se flexionar em várias formas e outros verbos terminados em “ar” seguirão esse modelo.
Na filosofia, um paradigma está relacionado com a epistemologia, sendo que para Platão, um paradigma remete para um modelo relacionado com o mundo exemplar das ideias, do qual faz parte o mundo sensível.
Saiba mais sobre o significado de epistemologia.
O norte-americano Thomas Samuel Kuhn (1922-1996), físico e filósofo da ciência, no seu livro “A Estrutura das Revoluções Científicas” designou como paradigma as “realizações científicas que geram modelos que, por período mais ou menos longo e de modo mais ou menos explícito, orientam o desenvolvimento posterior das pesquisas exclusivamente na busca da solução para os problemas por elas suscitados.”
O paradigma é um princípio, teoria ou conhecimento originado da pesquisa em um campo científico. Uma referência inicial que servirá de modelo para novas pesquisas.
Paradigmas educacionais
Um paradigma educacional é um modelo usado na área da educação.
Paradigmas inovadores constituem uma prática pedagógica que dá lugar a uma aprendizagem crítica e que causa uma verdadeira mudança no aluno.
O paradigma usado por um professor tem grande impacto no aluno, muitas vezes determinando se ele vai aprender ou não aprender o conteúdo que é abordado.
A forma de aprendizagem das novas gerações é diferente das gerações anteriores, e por isso um paradigma conservador não terá grande eficácia.
Paradigma cartesiano
Segundo o paradigma cartesiano, para conhecer o todo, é necessário dividi-lo nas várias partes que o integram e estudar cada uma dessas partes individualmente.
Por exemplo, para conhecer um carro, entrar nele e dirigi-lo. É preciso conhecer as suas partes, como o motor e outros componentes.
O paradigma cartesiano é o oposto do paradigma holístico, que entende que os fenômenos têm que ser contemplados na sua existência global para serem entendidos.
Paradigmas de programação
Um paradigma de programação é definido pela maneira como um determinado programador resolve um certo problema, fornecendo visão e determinando como o programador estrutura e executa este programa.
Os quatro principais paradigmas de programação são: paradigma imperativo, declarativo, funcional e orientado a objetos.
A diferenciação entre os paradigmas de programação é feita através das técnicas que estes mesmos paradigmas permitem ou proíbem.
É por isso que paradigmas mais recentes são vistos como mais rígidos do que os modelos mais antigos.
Paradigma trabalhista
No âmbito laboral, um paradigma é o valor salarial de um funcionário, de acordo com uma determinada tarefa, que funciona como equiparação em relação a outro funcionário, que exerce a mesma função.
De acordo com o artigo 461 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a mesma função, desempenhada com o mesmo valor, para o mesmo empregador, no mesmo local de trabalho, deve ser remunerado de igual forma, independentemente da idade, nacionalidade ou sexo.
Paradigma da Complexidade
Complexidade é um termo usado na filosofia, epistemologia, linguística, pedagogia, matemática, química, física, meteorologia, estatística, biologia, sociologia, economia, medicina, psicologia, informática ou em ciências da computação.
Por esse motivo, a sua definição sofre alterações dependendo da área em questão. A teoria da complexidade é também conhecida como desafio da complexidade ou pensamento da complexidade.
O paradigma da complexidade, ou pensamento complexo, tem como objetivo relacionar várias disciplinas e formas de ciência, no entanto sem misturá-las.
O paradigma da sociedade flui para várias áreas da sociedade e inclui a incerteza como uma abertura de novas possibilidades e não como algo que trava o processo de pensamento