Significado de Parâmetro
O que é um Parâmetro:
Parâmetro é um substantivo masculino bastante usado na matemática que consiste em uma linha constante e invariável, que pertence a uma equação ou que faz parte da construção de uma reta. Em alguns casos esta palavra é usada como sinônimo de norma ou padrão.
No âmbito da Física, quando uma fórmula possui uma ou mais variáveis, o parâmetro é uma grandeza constante fixa. Na matemática, o parâmetro é a variável auxiliar que se encontra em equações e funções.
No contexto da informática, o parâmetro é o valor atribuído pelo utilizador através de uma função específica. O parâmetro é introduzido ou definido com o objetivo de fazer a modificação ou ajustamento de um determinado comando. Em muitos casos, quando um parâmetro não é definido pelo utilizador, o programa escolhe um. Na linguagem de programação. os parâmetros são aquilo que está entre os parênteses nos métodos e funções, sendo muitas vezes usado como sinônimo de argumento.
Um parâmetro também pode ser descrito como um elemento ou característica que pode ser usado para estabelecer comparações entre pessoas, comportamentos, eventos, etc.
Parâmetro de rede
O parâmetro de rede consiste na distância entre dois pontos da rede espacial de um cristal, distância que é medida de forma paralela em relação a um dos três eixos principais. A rede espacial contém três parâmetros, que podem ser todos iguais, todos diferentes ou 2 iguais e um diferente. A unidade de medida é o ângstrom ou nanometro.
Saber identificar os parâmetros de uma rede é essencial para identificar um cristal, principalmente se eles estiverem em ligas metálicas ou metais.
Parâmetros curriculares nacionais
Os parâmetros curriculares nacionais são referências ou padrões de qualidade que são aplicados no Ensino Fundamental no Brasil, com o objetivo de potenciar o processo de criação da cidadania e também do aumento da equidade de direitos dos cidadãos.
São propostas flexíveis, que pretendem melhorar os currículos e a vertente educacional brasileira. Não são uma imposição ou um padrão curricular homogêneo e não invalidam a competência política e executiva dos Estados e Municípios.