Pensando na morte da bezerra (expressão popular)
Pensar na morte da bezerra é uma expressão popular utilizada quando alguém aparenta estar distraído, introspectivo, alheio a tudo e muito pensativo.
É considerado um ditado popular bastante comum no Brasil e em Portugal. No entanto, existem algumas discordâncias entre as histórias que teriam supostamente dado origem a esta expressão.
A teoria mais aceita fala de uma história proveniente das antigas tradições hebraicas, onde os hebreus tinham o costume de ofertar bezerros para Deus, em sinal de gratidão ou redenção de seus pecados.
De acordo com a lenda, o filho mais novo do rei Absalão era muito afeiçoado com uma pequena bezerra que seu pai tinha e não queria que esta fosse sacrificada. Mas, Absalão não poupou o animal, sacrificando-o em homenagem à Deus.
Conta-se que o menino, desde então, passou o resto da vida pensando na morte da pequena bezerra, agindo de modo triste e distante de todos. Algumas versões da lenda dizem que o menino teria morrido alguns meses após a morte da bezerra, devido à gravidade de sua tristeza.
Outra suposta história sobre como esta expressão teria se originado é típica de Portugal. Segundo a lenda, existia um homem chamado Bezerra que teria cometido vários crimes hediondos na cidade do Porto. Os moradores, indignados com as ações do criminoso, espancaram-no violentamente durante vários quilômetros.
A morte do Bezerra teria sido tão violenta, que desde então quando alguém era visto com um ar pensativo ou distante, dizia-se que estava "a pensar na morte do Bezerra".