Perigeu da Lua
Entenda o que é o perigeu lunar:
Perigeu é o nome dado para o ponto mais próximo que a Lua atinge em relação ao planeta Terra.
O perigeu pode ser aplicado para qualquer astro celeste, indicando que se encontra no ponto mais próximo da Terra em relação a sua órbita.
No entanto, o perigeu lunar é o mais comum nos estudos astronômicos. Quando este evento acontece, no mesmo tempo em que a lua está na sua fase “cheia”, cria-se um fenômeno chamado de superlua.
Na Lua Cheia em perigeu (ou superlua), o satélite natural da Terra aparenta ser aproximadamente 14% maior do que o normal, além de 30% mais brilhante, dependendo das condições atmosféricas do local de observação.
No perigeu lunar o planeta Terra está na menor distância possível com a Lua, cerca de 360 mil quilômetros. Para se ter uma ideia, no apogeu – ponto mais distante entre a Terra e a Lua – a distância aumenta para 405 mil quilômetros, quase 50 mil quilômetros de diferença.
A lua não possui uma órbita circular, mas sim elíptica, por esta razão o fenômeno do perigeu é possível. Caso o movimento da Lua fosse circular, por exemplo, a distância entre os dois corpos celestes se manteria sempre constante.
Para completar uma órbita completa ao redor da Terra, a Lua leva aproximadamente 28 dias, sendo que em determinados períodos está na próxima do nosso planeta, e mais distante em outros.
Diferença entre Perigeu e Apogeu
Apogeu e perigeu são ambos conceitos da astronomia, no entanto com definições distintas.
O apogeu (ou apoastro) é o fenômeno contrário ao perigeu, ou seja, quando a Lua está no ponto mais distante da Terra.