O que é um Planalto
Planalto é uma forma de relevo constituído por áreas elevadas com o cume mais ou menos nivelado, com certo grau de plenitude. É uma região plana que está localizada em um local alto. Os planaltos também podem ser definidos por planícies que estão no alto de montes.
Os planaltos são normalmente formados pela erosão provocada pelos ventos (eólica) ou pelas águas da chuva. No entanto, existem outras possibilidades para justificar as suas origens, como a emersão e dispersão de magma vulcânico ou o derretimento de geleiras no cume das montanhas.
Os planaltos também podem ser chamados de platôs.
Diferença entre Planalto e Planície
Os planaltos são superfícies planas localizadas no cume de montes ou montanhas, com mais de 300 metros de altura em relação ao nível do mar.
As planícies, por sua vez, são superfícies totalmente planas, que estão localizadas no mesmo nível do mar, sem grande variação de altitude. As planícies são formadas por rochas sedimentares. Exemplo: Planície Amazônica e Planície do Pantanal.
Planalto Central
Planalto Central é o nome dado para a região plana e central do Brasil, que abrange os Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins e Mato Grosso do Sul.
A Chapada dos Veadeiros é considerado o ponto mais alto do planalto central, com altitudes que variam de 600 a 1650 metros acima do nível do mar. A Chapada foi declarada Patrimônio Mundial do Brasil, em 2001, pela UNESCO.
O Cerrado é a vegetação predominante no planalto central, com mais de 3 mil diferentes espécies da flora e uma fauna com mais de 1.500 espécies de animais.
A Capital Federal do Brasil, Brasília, foi construída na década de 1960 em meio ao planalto central, proporcionando a ocupação e desenvolvimento da região.
Saiba mais sobre Relevo e Tipos de Relevo.