O que é Propaganda
Propaganda é um conjunto de ações específicas e sistemáticas realizadas para dar conhecimento a algo ou alguém.
O termo deriva do latim propagare, que significa “reproduzir por meio de mergulhia”.
Ela é um dos meios de anunciar determinado assunto, com o objetivo de convencer ou influenciar a opinião do seu receptor, embora também possa estar ligada à junção de pessoas em prol de uma causa ou campanha.
A propaganda utiliza um conjunto de ações e estratégias combinadas com fins ideológicos, políticos, emocionais e instintivos para influenciar o seu receptor.
Os meios onde este conjunto pode ser utilizado são os comerciais, revistas, jornais, cartazes, entre outros.
Existe também um tipo de propaganda na qual o anunciante pode oferecer uma ideia parcial ou totalmente errada em relação à realidade do produto ou do serviço. Esta é uma propaganda enganosa, pois transmite a ideia ilusória das características do que se está anunciando, apenas com a finalidade de venda do mesmo.
Propaganda e Publicidade
Embora apareçam mencionadas sempre juntas e com funções semelhantes, na teoria, as palavras propaganda e publicidade possuem significados diferentes.
Enquanto a propaganda, pela sua etimologia, significa dar conhecimento a algo através de um conjunto de ações, a palavra publicidade, deriva do latim publicus e significa o ato de tornar público um fato, uma ideia.
Na prática, tanto a propaganda como a publicidade adquirem o mesmo significado. De acordo com o Conselho Executivo de Normas Padrão (CENP, um dos órgãos regulamentadores da comunicação), ambas palavras são sinônimos e possuem o mesmo entendimento.
A comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-alvo do produto paga por um patrocinador identificado, veiculada em meios de comunicação de massa ou dirigidos, como televisão e internet, que tem como objetivo criar imagem e estimular a aquisição do produto.
Definição disponível no livro “Gestão de Marketing”, elaborado pelos professores do departamento de mercadologia da FGV-EAESP da Editora Saraiva.
Tipos de Propaganda
As várias formas da propaganda moderna estão presentes diariamente no cotidiano das pessoas. Desta forma, ela possui uma lista de classificações que variam com o contexto dos setores da vida.
Propaganda ideológica
É uma técnica de persuasão realizada de maneira a convencer ou formar as ideias e convicções dos indivíduos. Ela é desenvolvida de maneira mais ampla que os demais tipos de propaganda.
Propaganda política
É o tipo de propaganda que visa disseminar ideologias políticas, programas e filosofias partidárias e atuações de governos. Tem um caráter permanente e é considerada um instrumento importante na propagação de sistemas políticos.
Propaganda eleitoral
Tem uma utilização esporádica no objetivo de conquistar votos para determinando candidato a um cargo eletivo. Seus principais instrumentos para campanha eleitoral são adesivos, faixas, camisetas, bonés, além de um ostensivo programa eleitoral para circular em diferentes meios de comunicação.
Propaganda governamental
A propaganda governamental é aquela realizada com o propósito de criar, reforçar ou modificar a imagem de um determinado governo, em seus níveis federal, estadual e municipal, dentro e fora de seus limites geográficos. Ela representa atualmente o maior número de propagandas veiculadas no Brasil.
Propaganda institucional
Também denominada por alguns autores americanos de propaganda de relações públicas (Public Relations Advertising), é o tipo de propaganda onde as atividades de relações públicas e de propaganda interagem, visando preencher as necessidades legítimas da empresa em termos de divulgação de informações.
Propaganda social
É o tipo de propaganda dedicada às causas sociais. É onde a atuação se volta para a junção de pessoas em prol de um objetivo ou uma causa, como as campanhas de arrecadação de roupas, alimentos e outros itens para determinadas instituições.
Propaganda de produto
O objetivo desta propaganda é o de divulgar um produto e influenciar o consumidor a comprá-lo. É onde se utiliza todo conjunto de ações ideológicas e instintivas para influenciar o poder de compra do consumidor. O tipo mais comum desta propaganda são as de alimentos e bebidas.
Propaganda de serviços
Este tipo de propaganda dedica-se em influenciar o poder do consumidor para determinado serviço. A sua identificação é um pouco similar com a propaganda institucional, porém sua função trata-se apenas da divulgação do serviço.
Propaganda comparativa
Este tipo de propaganda é feito com base na comparação de produtos que são concorrentes. O anunciante contrapõe a sua própria oferta à oferta da concorrência.