Protagonista
Protagonista é o personagem ou o indivíduo que possui o papel de maior destaque nas obras em que é possível construir uma trama, como filmes, livros, peças teatrais, etc.
Trata-se, então, de um elemento da história narrativa, que ganha importância e protagonismo pelas ações realizadas por ele, para ele ou sobre ele.
O protagonista é, portanto, a figura central do texto narrativo, que persegue os objetivos centrais do enredo de uma história. Ele também é considerado como o herói da trama, muito embora esta atribuição possa ser dada relutantemente ao avaliar a trajetória do personagem.
O termo pode ser substituído por sinônimos como intérprete, personagem principal, ator, herói, entre outros.
Veja também as principais características do texto narrativo.
Características de um protagonista
O personagem protagonista possui traços e características como:
- Ser movido por um objetivo, dever ou curiosidade;
- Ter uma fala de personagem bem ampliada;
- Ser leal à causa, família e aliados;
- Ter a possibilidade de mudar as experiências;
- Ser valente e corajoso;
- Ter inteligência ou força superior;
- Transmite confiança ou simpatia.
Veja mais sobre Protagonismo.
Protagonista e Antagonista
Dentro de uma trama também existem personagens que têm como função trabalhar contra os planos do protagonista. Este, por exemplo, é o papel do antagonista, que muitas vezes é tido também como o vilão das histórias.
Assim, o papel do antagonista é se opor aos objetivos do protagonista, sendo seu adversário dentro da história.
Veja também: Antagônico.
Protagonista na Psicologia
O termo protagonista também é utilizado no ramo da Psicologia para identificar uma espécie de personalidade. A expressão é usada na aplicação de um método chamado Psicodrama, criado pelo médico romeno Jacob Levy Moreno, que utiliza conceitos de representação teatral em processos terapêuticos em grupo.
Neste caso, o protagonista se refere a uma pessoa que, quando inserida em um grupo, faz uma espécie de representação de seus próprios dramas e dificuldades. Assim, referencia pessoas que agem fazendo uma espécie de representação dramática de si próprias.
Veja também: Psicologia