Protozoários

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Professor de Biologia

Os protozoários são seres vivos unicelulares, eucariontes, pertencentes ao Reino Protista. Geralmente vivem em água doce, embora também sejam encontrados em água salgada, lodo e solo úmido.

A palavra "protozoário" deriva dos termos gregos protos (inicial, primeiro) e zonn (animal).

Alguns protozoários são parasitas, como o Leishmania brasiliensis, causador da leishmaniose, e o Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.

Os protozoários são heterótrofos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento. Utilizam o fagossomo, que se transforma em um vacúolo digestivo, para realizar a sua digestão intracelular.

Alguns protozoários possuem também vacúolos contráteis, que ajudam a expulsar a água em excesso acumulada em seu interior.

A maioria dos protozoários tem respiração aeróbica, absorvendo o oxigênio por difusão. Através da divisão binária ou múltipla dão origem a novos indivíduos. Também podem se reproduzir sexuadamente, por conjugação.

Os protozoários são classificados em:

  • Ameboides: Locomovem-se por pseudópodes (falsos pés).
  • Esporozoários: São parasitas, que pelo menos numa etapa das suas vidas são dotados de complexo apical. Não possuem estruturas de deslocamento.
  • Ciliados: Utilizam cílios para se locomoverem e que também podem auxiliar na alimentação. A maioria tem vida livre.
  • Flagelados: Locomovem-se ou obtêm alimento por flagelos. Podem ser aquáticos ou parasitas.
  • Foraminíferos: Apresentam carapaça externa, geralmente formada carbonato de cálcio. A maioria vive nos oceanos.

Saiba mais:

Rubens Castilho
Revisão científica por Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.
Outros conteúdos que podem interessar