Protozoários
Os protozoários são seres vivos unicelulares, eucariontes, pertencentes ao Reino Protista. Geralmente vivem em água doce, embora também sejam encontrados em água salgada, lodo e solo úmido.
A palavra "protozoário" deriva dos termos gregos protos (inicial, primeiro) e zonn (animal).
Alguns protozoários são parasitas, como o Leishmania brasiliensis, causador da leishmaniose, e o Trypanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.
Os protozoários são heterótrofos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento. Utilizam o fagossomo, que se transforma em um vacúolo digestivo, para realizar a sua digestão intracelular.
Alguns protozoários possuem também vacúolos contráteis, que ajudam a expulsar a água em excesso acumulada em seu interior.
A maioria dos protozoários tem respiração aeróbica, absorvendo o oxigênio por difusão. Através da divisão binária ou múltipla dão origem a novos indivíduos. Também podem se reproduzir sexuadamente, por conjugação.
Os protozoários são classificados em:
- Ameboides: Locomovem-se por pseudópodes (falsos pés).
- Esporozoários: São parasitas, que pelo menos numa etapa das suas vidas são dotados de complexo apical. Não possuem estruturas de deslocamento.
- Ciliados: Utilizam cílios para se locomoverem e que também podem auxiliar na alimentação. A maioria tem vida livre.
- Flagelados: Locomovem-se ou obtêm alimento por flagelos. Podem ser aquáticos ou parasitas.
- Foraminíferos: Apresentam carapaça externa, geralmente formada carbonato de cálcio. A maioria vive nos oceanos.
Saiba mais: