Psicologia: o que é, o que estuda e significado

Equipe do Significados
Equipe do Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo).

O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos.

Mesmo sendo uma área nova dentro da ciência, reconhecida apenas a partir de 1879, abrange muitas sub-áreas de estudo. Entre elas, as principais são:

  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia Comportamental;
  • Psicologia da Saúde;
  • Psicologia Educacional;
  • Psicologia Forense;
  • Psicologia Cognitiva;
  • Psicologia Esportiva;
  • Psicologia Social;
  • Psicologia Organizacional;
  • Psicologia Jurídica.

A psicologia estuda como as influências externas (a convivência com outras pessoas, familiares e as experiências de vida de cada indivíduo) e até mesmo internas (como crenças, valores e visão de mundo), afetam a forma do ser humano pensar, sentir e agir.

Todas essas conclusões são baseadas em estudos científicos testados e comprovados, feitos através dos métodos da observação, experimentação, descrição e até mesmo simulação.

Este último acontece quando o pesquisador ou professor simula possíveis comportamentos e ações, como o foco em encontrar hipóteses para solucionar problemas.

Um psicólogo consegue trabalhar em diferentes áreas dentro da psicologia, atuando de forma neutra e imparcial, com o objetivo de ajudar seus pacientes em seu desenvolvimento, através das mudanças de crenças e comportamentos nocivos.

A partir de diversas técnicas de análise, o psicólogo também é capaz de detectar doenças e distúrbios mentais ou de comportamento. Ajuda também o paciente a interpretar os seus sentimentos e orientá-lo a compreender as suas emoções.

Áreas da psicologia

As áreas da psicologia representam os diversos campos de trabalho que o profissional pode exercer a prática psicológica.

Psicologia Social

Psicologia social é o ramo da psicologia que obteve maior desenvolvimento na primeira metade do século XX. Tem como objeto de estudo o comportamento social dos seres humanos no contexto de grupos e aborda fenômenos como o encontro social, interdependência e interação social.

Entenda mais sobre a psicologia social.

Psicologia organizacional e do trabalho

A psicologia organizacional estuda os comportamentos que ocorrem no contexto de organizações e instituições. Contempla também situações relacionadas à gestão de recursos humanos dentro das empresas.

Ela também está relacionada com a psicologia do trabalho, que é mais abrangente. Enquanto a organizacional foca nas empresas e nos processos institucionais, a psicologia do trabalho tem foco no bem-estar e segurança do indivíduo em seu ambiente laboral, sendo fora ou dentro de uma organização.

Entenda mais sobre a psicologia organizacional.

Psicologia infantil

É a área da psicologia evolutiva que se ocupa da investigação e estudo das manifestações psíquicas na idade infantil. Para além do registro de cada um dos períodos evolutivos, são investigadas diversas funções em particular, como a evolução da fala, da memória, dos sentimentos, dos valores, entre outros.

Psicologia clínica

Consiste no acompanhamento e tratamento de questões emocionais dos pacientes, a partir de sessões particulares, individuais ou em grupo.

Psicologia da saúde

Consiste em ajudar doentes e demais pacientes que estejam enfrentando algum tipo de recuperação física ou mental a superarem as condições negativas impostas pela sua situação de saúde. Além disso, também fornece auxílio psicológico aos familiares da pessoa hospitalizada.

Nessa área, o psicólogo costuma trabalhar em parceria direta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e demais profissionais da área da saúde.

Psicologia educacional

O profissional dessa área costuma atuar em escolas, creches e demais instituições de ensino. O seu principal objetivo é ajudar alunos, pais e responsáveis a solucionarem problemas que podem estar atrapalhando o processo de aprendizagem do indivíduo.

No âmbito escolar, também é comum a presença do psicólogo como um orientador profissional, ou seja, um aconselhador vocacional que ajuda os estudantes sobre qual a melhor carreira a seguir de acordo com o perfil de cada um.

Psicologia esportiva

Trabalha diretamente com atletas e competidores esportivos, dando suporte psicológico antes e depois das competições, por exemplo.

O psicólogo desta área tem o propósito de auxiliar o esportista a conseguir lidar com suas emoções e sentimentos para que estas não atrapalhem o seu desempenho nas suas atividades.

Psicologia jurídica

O psicólogo que atua na área jurídica costuma acompanhar os processos de adoção, violência contra menores e todas as outras situações que possam abalar psicologicamente a pessoa e que estejam relacionadas com a justiça.

Na psicologia jurídica também é comum o acompanhamento psicológico dos prisioneiros, por isso a presença de um psicólogo em presídios e penitenciárias é aconselhável.

Psicologia do trânsito

O psicólogo atua no aconselhamento psicológico dos condutores, evitando que problemas emocionais afetem o desempenho dessas pessoas no trânsito.

A psicologia do trânsito ainda tem a finalidade de desenvolver iniciativas para os pedestres e motoristas com histórico de infração. O propósito é entender quais prováveis problemas sentimentais os indivíduos analisados possam ter e que influenciam direta ou indiretamente no ambiente (especificamente no trânsito).

Psicologia Forense

É a área da psicologia que está diretamente ligada com a justiça e questões legais. Neste caso, os psicólogos são responsáveis por avaliar o perfil psicológico de indivíduos criminosos, ajudar crianças em casos suspeitos de abuso, além de preparar pessoas para testemunhar em julgamentos que envolvam crimes.

Saiba mais sobre a psicologia forense.

Psicologia cognitiva

Está diretamente ligada aos processos de como o indivíduo pensa, aprende e lembra. É a área da psicologia que está focada no estudo dos processos mentais internos.

Os psicólogos que atuam na área comportamental estudam e trabalham em aspectos como atenção, motivação, aprendizado, foco, memória, solução de problemas, entre outros fenômenos associados à forma de entendimento e aprendizagem do indivíduo.

Símbolo da psicologia

A origem do símbolo universal da psicologia está diretamente ligada a etimologia da palavra. Ele representa a penúltima letra do alfabeto grego (PSY), que originou a primeira parte da palavra psicologia. Psico, em grego, significa mente ou alma.

símbolo da psicologia

O símbolo universal da psicologia.

O que um psicólogo faz?

Um psicólogo consegue trabalhar em diferentes áreas, como:

  • escolas;
  • empresas;
  • hospitais;
  • em áreas esportivas, entre outros.

Um profissional da psicologia avalia seus pacientes de forma imparcial com o objetivo de ajudá-los em suas frustrações, medos, ansiedades e traumas, ou também no desenvolvimento cognitivo e no autoconhecimento.

Atua através de uma escuta ativa, percebendo a forma que seu paciente enxerga o mundo e o que acontece ao seu redor. A partir disso, o profissional observa, compreende e descobre as distorções do paciente, identificando suas crenças criadas, sentimentos e comportamentos.

O foco do psicólogo é identificar essas distorções, fazer com que os pacientes a percebam e que a partir disso, ele compreenda suas atitudes nocivas.

Com base nesta observação e escuta, o profissional trabalha o autoconhecimento e a autopercepção, fazendo com que o paciente enxergue novas possibilidades de crenças e comportamentos, tendo uma perspectiva responsável e positiva em relação a sua vida.

Toda essa atuação do psicólogo é pautada em estudos cientificamente testados e comprovados, baseados em análises, observações e experimentos.

Principais abordagens teóricas da psicologia

As abordagens da psicologia são bases teóricas utilizadas pelos psicólogos na hora de desenvolver o seu trabalho.

Existem várias escolas e abordagens psicológicas diferentes. Abaixo estão algumas das mais populares e importantes da psicologia moderna:

Estruturalismo (Wilhelm Wunt)

Esta é considerada por muitos como a primeira abordagem de pensamento da psicologia moderna. O Estruturalismo foi criado por Wilhelm Wundt, considerado o pai da psicologia moderna. Porém, o termo estruturalismo só foi atribuído anos mais tarde por Edward Titchener.

O principal objetivo do Estruturalismo era usar a técnica de fragmentar e analisar a mente nas menores partes possíveis, na tentativa de compreender os processos mentais, através da introspecção.

O método de introspecção consistia em apresentar diferentes objetos ao paciente e pedir para que ele descrevesse seus sentimentos e pensamentos sobre cada um.

Estes pensamentos e sentimentos eram reduzidos a elementos mais básicos e menos complexos que serviam para que o profissional pudesse compreender e avaliar seu paciente de maneira geral.

Essa escola de pensamento apresentava uma série de falhas, principalmente na aplicação da introspecção como um método científico totalmente válido. Assim, o Estruturalismo deixou de ser aplicado a partir de meados do século XX.

Saiba mais sobre o Estruturalismo.

Gestalt

Também conhecido como Psicologia da Forma, essa abordagem começou a se desenvolver nos primeiros anos do século XX, através dos psicólogos Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer.

A Psicologia da Gestalt tem como objetivo compreender as partes do processo mental a partir da análise e interpretação do conjunto total. Ou seja, representava uma oposição direta ao Atomismo, uma doutrina filosófica grega antiga que tinha por finalidade compreender o todo por meio das partes.

Essa nova abordagem psicológica tem como fundamento as chamadas Leis Básicas da Gestalt, que continuam a ser utilizadas na psicologia contemporânea.

Saiba mais sobre a Gestalt.

Behaviorismo (Psicologia comportamental)

Essa abordagem, também conhecida como Comportamentalismo, apresenta uma técnica oposta ao Estruturalismo e Funcionalismo. Ao lado da psicanálise e da Gestalt, o Behaviorismo é tido como uma das principais abordagens da psicologia contemporânea.

O foco da psicologia comportamental é o comportamento do indivíduo em análise. Esse método se baseia principalmente na observação de comportamentos objetivos do objeto analisado, ou seja, suas reações perante os eventos do seu cotidiano.

São descartadas as vertentes introspectivas e filosóficas da pessoa (consciência e sentimentos, por exemplo), focando apenas no comportamento.

Descubra mais sobre o Behaviorismo.

Psicanálise

Uma das abordagens mais conhecidas da psicologia, principalmente por causa do psicólogo que desenvolveu este método clínico: Sigmund Freud.

A psicanálise tem como foco a análise do inconsciente humano como meio para conseguir compreender os processos mentais da pessoa. Desta forma, esse estudo, que ficou conhecido como "teoria da alma", se concentra na relação entre o inconsciente e os sentimentos e comportamentos de determinado indivíduo.

Saiba mais sobre a Psicanálise.

Origem e história da psicologia

O estudo da natureza humana é realizado desde a Antiguidade por pensadores, filósofos e teólogos, porém, esses estudos confundiam-se com a Filosofia. Sócrates, Platão e Aristóteles foram os precursores da investigação da “alma humana”.

A psicologia com orientação naturalista teve o seu ápice no século XIX e pretendia assegurar as observações por via experimental. Esta orientação se aliou à fisiologia sensorial (J. Müller, H. Helmholtz) e à invenção de métodos psicofísicos de medição (E. H. Weber, G. Th. Fechner).

No final do século XIX, os pesquisadores da época começaram a concentrar os estudos nas investigações da "experiência consciente" (análise das sensações), através de pesquisas realizadas nos recém-criados laboratórios psicológicos.

O psicólogo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) foi o fundador do primeiro laboratório de psicologia experimental em Leipzig, Alemanha (1879).

A psicologia experimental surgiu na Alemanha com Wundt e em França com Ribot, que se expandiu mediante a investigação do pensamento, da vontade, dos reflexos condicionados (Pavlov), da introdução da análise factorial (Ch. Spearman) e finalmente, da medição da inteligência (A. Binet).

A partir dessas investigações experimentais, deu-se a separação entre a Filosofia e uma nova disciplina que foi denominada Psicologia Moderna.

Veja também:

Equipe do Significados
Equipe do Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar