Psicologia Reversa
Psicologia reversa é o nome de uma técnica de persuasão, onde o objetivo pretendido é apresentado de modo contrário ao que realmente se deseja.
Em outras palavras, a psicologia reversa é um jogo de paradoxos, quando um indivíduo que deseja conquistar algo de alguém, fala e age de modo contrário as suas intenções, confundindo a “pessoa-alvo” e levando-a a fazer exatamente aquilo que o persuasor deseja.
No entanto, este indivíduo acredita que está fazendo o oposto daquilo que está sendo ordenado, pois deste modo foi encenado pelo persuasor.
Por exemplo:
— “João, vai lavar a louça?”
— “Não quero!”
— “Ok, deixa… Você não sabe lavar nada direito mesmo!”
— “Claro que sei!”
— “Sabe nada, és muito porco!”
— “Mentira! Vou lavar a louça e vais ver como limpo direito!”
A psicologia reversa é mais facilmente aplicada com as crianças, principalmente as mais rebeldes e com dificuldades em aceitar ordens.
A psicologia reversa também é conhecida por psicologia inversa, justamente pelo fato da pessoa ordenada por outro indivíduo fazer o oposto daquilo que lhe foi pedido.
A explicação para este comportamento está na premissa de que a maioria das pessoas detesta ter a sua liberdade de ação restringida, quando são ordenadas a fazer algo que não lhes agrada.
Ver também: