Questões de História para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Professor de História

Pratique sobre conteúdos de história. Responda às questões e confira as respostas no gabarito explicado.

Questão 1

Sobre as características do chamado Renascimento Cultural, que marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna, podemos citar:

a) o teocentrismo e a valorização da fé.

b) a influência greco-romana e o antropocentrismo.

c) o individualismo e a crítica à razão.

d) a liberdade de expressão e defesa da igualdade social.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O teocentrismo e a valorização da fé eram características da Idade Média. O Renascimento, por outro lado, destacou o antropocentrismo e o racionalismo.

b) Correta. O Renascimento Cultural resgatou elementos da cultura greco-romana, enfatizando o antropocentrismo, ou seja, a valorização do ser humano e de suas capacidades. Esse movimento rompeu com a visão teocêntrica medieval.

c) Incorreta. O individualismo foi uma característica do Renascimento, mas não houve crítica à razão. Pelo contrário, o período valorizou o pensamento racional.

d) Incorreta. Embora o Renascimento tenha promovido ideias inovadoras, ele não foi diretamente associado à defesa da igualdade social, que só se tornou um tema central em períodos posteriores.

Questão 2

Um dos eventos mais emblemáticos do início da Idade Moderna foi a chamada Expansão Europeia, marcado pelo pioneirismo português nas navegações. Entre os motivos deste pioneirismo, podemos citar:

a) A localização geográfica favorável e a predominância do modelo político feudal.

b) A força da nobreza e da Igreja em detrimento da burguesia.

c) A centralização política precoce e o domínio de técnicas náuticas.

d) A aliança estratégica com a Inglaterra e o avanço de ideias protestantes.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A localização geográfica de Portugal foi favorável, mas o país já havia rompido com o modelo político feudal.

b) Incorreta. A burguesia portuguesa teve grande influência na política e economia do país, sendo uma das forças impulsionadoras das navegações.

c) Correta. Portugal teve uma centralização política precoce em comparação a outros reinos europeus, o que permitiu investimentos estatais em navegação. Além disso, os portugueses desenvolveram avanços náuticos, como o uso da bússola, da caravela e das técnicas de navegação astronômica.

d) Incorreta. A aliança entre Portugal e Inglaterra foi consolidada posteriormente, não figurando entre os principais fatores do pioneirismo. Além disso, as ideias protestantes ainda estavam em desenvolvimento e não influenciaram diretamente as navegações portuguesas.

Questão 3

"O reino do Congo (ou Kongo) já era um Estado evoluído quando os portugueses chegaram na década de 1480. Adotou rapidamente o cristianismo e manteve embaixadores no Vaticano entre as décadas de 1530 e 1620. No entanto, a relação com Portugal foi rompida devido à escravidão. Em 1526, o rei Afonso I denunciou em carta ao monarca português que "muitos do nosso povo [...] sequestram o povo livre sob a nossa proteção" e os vendem "aos brancos que andam por nossos reinos". Diante da resistência congolesa ao tráfico, Portugal fundou em 1575 a colônia de Luanda, iniciando uma campanha de desestabilização contra seu antigo parceiro."

(Adaptado de: FRENCH, Howard W. Os reinos perdidos da África. Revista Quatro Cinco Um, São Paulo, ed. 26, 01 set. 2019. Disponível em: https://quatrocincoum.com.br/resenhas/historia/os-reinos-perdidos-da-africa/. Acesso em: 16/02/2025).

Sobre os reinos africanos durante as navegações, assinale a alternativa correta.

a) As potências europeias apresentavam uma superioridade política em comparação africanos, facilitando a introdução de escravidão.

b) A fundação de Luanda ocorreu no intuito de garantir a expansão do cristianismo na África, até então muito limitada.

c) O Reino do Congo buscou resistir ao avanço da escravidão em território africano, apelando aos monarcas europeus e rompendo relações com Portugal.

d) Embora mantivesse diplomatas com o Vaticano, o Reino do Congo permanecia irrelevante para os interesses europeus.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Os reinos africanos não eram politicamente inferiores. Muitos, como o Reino do Congo, já tinham estruturas bem organizadas e mesmo relações diplomáticas com a Europa.

b) Incorreta. A fundação de Luanda não teve como objetivo principal a expansão do cristianismo, mas sim o fortalecimento do tráfico negreiro.

c) Correta. O Reino do Congo manteve relações diplomáticas com Portugal e com o Vaticano, mas denunciou a captura ilegal de seu povo para o tráfico de escravizados.

d) Incorreta. O Reino do Congo possuía importância econômica e diplomática para os europeus, tanto que manteve embaixadores no Vaticano.

Questão 4

Observe a pintura abaixo, feita por Johann Moritz Rugendas e que retrata uma cena de mineração no Brasil.

Quadro sobre a mineração no Brasil, de Johann Moritz Rugendas.
Lavagem do minério de ouro próximo à montanha do Itacolomi (1825-1835), de Johann Moritz Rugendas

Sobre o quadro e a mineração no Brasil colonial, avalie as seguintes afirmações:

I - O ouro encontrado nas Minas Gerais era principalmente o de aluvião, isto é, estava depositado nos leitos dos rios.

II - A principal mão de obra empregada na mineração era a do escravo africano.

III - A mineração gerou um rápido crescimento populacional e uma integração na economia colonial, pois outras regiões enviavam produtos para serem vendidos nas cidades mineradoras.

É correto o que se afirma em:

a) I, II e III

b) I e II, somente.

c) I e III, somente

d) II e III, somente.

Gabarito explicado

I - Correta. O ouro encontrado nas Minas Gerais era majoritariamente de aluvião, ou seja, depositado nos leitos dos rios, o que facilitava sua extração inicial.

II - Correta. A mineração no Brasil utilizou, em sua maioria, mão de obra escravizada africana, com condições de trabalho extremamente precárias.

III - Correta. A mineração provocou um crescimento populacional expressivo na região das minas e fortaleceu a economia colonial, pois gerou demanda por alimentos e outros bens das demais partes da colônia.

Questão 5

Observe atentamente a imagem abaixo.

Quadro sobre os trabalhos nas fábricas europeias durante a Revolução Industrial.
"Produção de aço em Ougrée, Bélgica", de Constantin Meunier

Sobre a obra e seus conhecimentos da Revolução Industrial, assinale a alternativa correta.

a) Durante a Revolução Industrial, a mão de obra empregada nas fábricas era jovem, masculina e letrada. Isso garantia a força necessária para o funcionamento das máquinas

b) As más condições de trabalho durante a Revolução Industrial resultou num êxodo urbano e na queda populacional das grandes cidades.

c) A obra revela as perigosas condições de trabalho nas fábricas dos séculos XVIII e XIX. Somada à ausência de leis que protegessem os trabalhadores, os acidentes de trabalho eram comuns.

d) Na imagem, percebe-se o uso do carvão como combustível das máquinas. O uso desse recurso mineral garantiu a superação do motor a vapor, até então muito utilizado.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A Revolução Industrial empregou principalmente trabalhadores pobres, muitos deles mulheres e crianças, e a escolaridade não era um critério relevante para o trabalho nas fábricas.

b) Incorreta. A Revolução Industrial gerou crescimento das cidades e aumento populacional, pois a urbanização acelerada atraiu grande contingente de trabalhadores.

c) Correta. A Revolução Industrial foi marcada por condições de trabalho insalubres e jornadas exaustivas. A ausência de regulamentações trabalhistas favorecia acidentes frequentes.

d) Incorreta. O carvão foi fundamental para a Revolução Industrial e serviu como combustível principal das máquinas a vapor, e não como uma alternativa ao motor a vapor.

Questão 6

“O que é o Terceiro Estado? Tudo.

Que foi ele até o presente na ordem política? Nada.

Que solicita? Tornar-se alguma coisa”.

(Abade Sieyès, janeiro de 1789. IN FREITAS NETO, José Alves; TASINAFO, Célio Ricardo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2007 p. 393)

Sobre o texto em questão e as condições que levaram à Revolução Francesa, assinale a alternativa correta.

a) O autor denuncia as condições de vida dos camponeses do Terceiro Estado, vítimas da opressão tanto pela nobreza quanto pela burguesia.

b) Abade Sieyès afirma que o Terceiro Estado é “tudo” porque representa a maior parte da população e desempenha papel central na economia francesa.

c) O texto expressa o apoio do autor aos revolucionários que defendiam o Antigo Regime e a manutenção da sociedade estamental.

d) Ao afirmar que o Terceiro Estado deseja “tornar-se alguma coisa”, Abade Sieyès defende maior participação do clero nas decisões políticas da França.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O Terceiro Estado era composto não apenas por camponeses, mas também por burgueses e outros trabalhadores urbanos.

b) Correta. Abade Sieyès afirma que o Terceiro Estado é “tudo” porque compreendia a maioria da população francesa, incluindo camponeses, artesãos e burgueses. Apesar de sustentar a economia do país, esse grupo não possuía representação política proporcional e enfrentava pesadas tributações, o que gerou insatisfação e impulsionou a Revolução Francesa.

c) Incorreta. O texto de Sieyès defende a ascensão política do Terceiro Estado, e não a manutenção do Antigo Regime.

d) Incorreta. Sieyès não defendia maior participação do clero, mas sim o reconhecimento da importância do Terceiro Estado e sua inclusão nas decisões políticas da França.

Confira os exercícios do 1º ano e do 3º ano:

Questões de História para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Questões de História para 3º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Lucas Pereira
Lucas Pereira
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.
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